O Curso

O setor de jogos não para de crescer no Rio Grande do Sul, no Brasil e no mundo. Apenas no estado, já são mais de 50 empresas no setor e o número continua aumentando, com o apoio do governo e de uma associação forte (ADJOGOSRS). Há espaço para novas empresas e o setor de jogos digitais carece de profissionais qualificados. A partir disso, o curso de Especialização em Desenvolvimento de Jogos Digitais da PUCRS foi concebido em 2010 com o objetivo de formar profissionais para que possam executar com maior eficiência as suas tarefas. Também visa à qualificação de iniciantes e/ou dos que desejam ingressar no segmento. Atualmente, já na 11ª edição, o curso proporciona imersão e capacitação na área e oferece, tanto aos estudantes como aos que já trabalham no setor, adequação às exigências atuais do mercado através do conhecimento técnico específico.

Público alvo

Profissionais com curso superior que atuam em projetos na área de desenvolvimento de jogos ou aplicações interativas, seja no desenvolvimento de software ou no projeto/design de roteiros ou conteúdo, e que também desejam se especializar e/ou atualizar seu know-how nessa área.

Carga horária

360 horas/aula obrigatórias, de um total de 600 horas/aula. O curso é oferecido através de duas ênfases: Programação ou Design. Clique aqui e veja as disciplinas.

Coordenação

Prof. Marcelo Cohen (EP) e
Prof. André Pase (FAMECOS).

Dias e horários

Encontros semanais, todos os dias, conciliando a ênfase escolhida e demais disciplinas cursadas. Horário das aulas: 19h30min às 22h45min.

Inscreva-se Já!

Disciplinas

São oferecidas duas ênfases, uma voltada para Programação dos jogos digitais e a outra voltada para tópicos de Design.
Por não haver sobreposição de horários, os alunos podem cursar todas as disciplinas se quiserem.
Para aprovação, são exigidas as 360 horas da ênfase escolhida: Programação ou Design.

Ênfase em Programação

A ênfase de Programação é voltada para profissionais formados em cursos de Computação (Ciência da Computação, Engenharia de Computação, Engenharia de Software ou Sistemas de Informação).
Através de quatro disciplinas, aborda os tópicos essenciais da área de Computação para o desenvolvimento de jogos: programação de jogos 2D e 3D, técnicas de Inteligência Artificial e a utilização de redes de computadores para jogos multiplayer.

Inteligência Artificial

60 horas/aula

A disciplina aborda conceitos da área como representação do conhecimento, inferência, fuzzy logic, redes neurais artificiais e algoritmos genéticos, discutindo e explorando de forma prática as suas aplicações em jogos.

Programação I

60 horas/aula

Conceitos; Introdução aos jogos 2D; Modelagem de ambientes 2D; Sprites; Física e animação em 2D; Dispositivos de Entrada; Game Engines; Técnicas avançadas.

Programação II

60 horas/aula

Conceitos; Introdução aos jogos 3D; Uso de modelos 3D; Técnicas de gameplay; Interação; Scripts; Física e Animação em 3D; Dispositivos de Entrada; Game Engines.

Redes Aplicadas a Jogos

60 horas/aula

Fundamentos de redes, bibliotecas de comunicação, arquiteturas cliente-servidor e P2P. Considerações no projeto de jogos multiplayer, análise e otimização de desempenho em redes. Algoritmos distribuídos para jogos multiplayer (sincronização de eventos e tempo). Tecnologias de redes wireless (IR, Bluetooth, GPRS, 3G, WiFi). Programação de dispositivos móveis (J2ME, SNAP Mobile).

Ênfase em Design

A ênfase de Design é voltada para profissionais formados em cursos de Comunicação Social, Tecnologia em Produção Audiovisual, Design Gráfico e Letras.
Explorando amplamente técnicas essenciais da indústria como Modelagem e Animação, também envolve a produção de Roteiros e Design de Conteúdo para jogos digitais.

Animação

60 horas/aula

A disciplina trata dos aspectos da animação aplicada a videogames. Princípios da animação tradicional (métodos de animação, tempo, espaçamento, quadros-chave, in-betweening), princípios da animação tradicional (transformações, timeline, interpolação e curvas de parâmetros), preparação de personagens para animação (rigging, skinning, controles de animação), animação para videogames (animação sem câmera, ciclos de animação, transição entre animações), técnicas de animação facial e morphing, técnicas avançadas (cinemática inversa, ligação de parâmetros).

Design de Jogos

60 horas/aula

A disciplina foca em game design, discutindo vários conceitos importantes para a criação de jogos (seja digital ou analógico). Etapas do processo de desenvolvimento, motivação e tipos de jogadores, gameplay (mecânicas, espaço de possibilidades, complexidade emergente, estratégias, dentre outros elementos), pacing, balanceamento, criação de fases (level design), interface, MDA framework, rational game design, documentação.

Modelagem 3D

60 horas/aula

Conceitos básicos; Técnicas de modelagem 2D e 3D; Criação de modelos low-poly; Técnicas de texturização; Tópicos avançados de modelagem.

Narrativas Interativas

60 horas/aula

A disciplina discute os aspectos básicos de um roteiro para videogame. Narrativas com diversos finais, criação de personagens interativos e não-interativos e as possibilidades para a realização de produções com ferramentas de jogos serão abordadas.

Ambas as ênfases

As seguintes disciplinas são obrigatórias para ambas as ênfases, pois são consideradas essenciais para a formação de cada aluno:

Entretenimento Eletrônico

30 horas/aula

A disciplina apresenta os conceitos básicos do entretenimento eletrônico. São discutidas a progressão e desenvolvimento da área, com a exploração de aspectos gerais dos jogos. Além disso, traça uma topografia da área, discutindo a produção de serious games e advergames.

Gestão de Marketing e Negócios

30 horas/aula

Voltada para o planejamento e concepção de projetos de jogos digitais com um viés mercadológico e de negócios, levando em consideração pesquisa e análise de tendências de mercado. Técnicas de análise orçamentária e elaboração de apresentações para prospecção de investimentos e parcerias. Estratégias de divulgação, vendas e relacionamento com imprensa, influenciadores e o público em geral, considerando as particularidades das diferentes plataformas e pontos-de-venda.

Produção e Gerenciamento de Projetos

30 horas/aula

Fundamentos de gerenciamento de projetos: PMBOK, Waterfall, Scrum, Kanban, Lean Development. Gestão de pessoas. Criação e análises de orçamentos. Priorização de tarefas. Técnicas de negociação e relacionamento com fornecedores, investidores, colegas de trabalho e demais partes interessadas que compõem um estúdio ou time de desenvolvimento de jogos.

Projeto Final

30 horas/aula

A disciplina realiza um fechamento do curso, proporcionando a criação de um produto de entretenimento eletrônico, que integra os alunos das áreas de design e programação. A disciplina tem 30 horas/aula, porém o laboratório estará disponível a noite toda para o desenvolvimento do projeto.

Professores

Cronograma

1° semestre - 2022/2

  • Legenda:
  • Programação
  • Design
  • Ambas as Ênfases
Horário Seg Ter Qua Qui Sex
L - 19:30 Design de Jogos Programação I Modelagem Entretenimento Eletrônico Inteligência Artificial
M - 20:15 Design de Jogos Programação I Modelagem Entretenimento Eletrônico Inteligência Artificial
N - 21:15 Design de Jogos Programação I Modelagem   Inteligência Artificial
P - 22:00 Design de Jogos Programação I Modelagem   Inteligência Artificial

2° semestre - 2023/1

Horário Seg Ter Qua Qui Sex
L - 19:30 Narrativas Interativas Programação II Produção e Gerenciamento de Projetos Animação Redes aplicadas a Jogos
M - 20:15 Narrativas Interativas Programação II Produção e Gerenciamento de Projetos Animação Redes aplicadas a Jogos
N - 21:15 Narrativas Interativas Programação II Animação Redes aplicadas a Jogos
P - 22:00 Narrativas Interativas Programação II Animação Redes aplicadas a Jogos

3° semestre - 2023/2

Horário Seg Ter Qua Qui Sex
L - 19:00 Gestão de Marketing e Negócios Projeto Final
M - 20:15 Gestão de Marketing e Negócios Projeto Final
N - 21:15 (Reservado)
P - 22:00 (Reservado)

Gostou?

Inscrições abertas!

Início do curso: 01 de agosto de 2022

A inscrição pode ser realizada de forma online ou presencialmente. O candidato deverá encaminhar o currículo para o setor de Educação Continuada da PUCRS, e a seleção ocorre a partir da análise do mesmo. A critério da coordenação, pode ser necessária uma entrevista individual.

Os documentos necessários para a inscrição são:

    ● Cópia (frente e verso) do diploma de graduação
    ● Cópia da carteira de identidade

O pagamento do valor de matrícula deverá ser realizado na data da matrícula. O valor diferenciado, para as demais parcelas, é concedido a partir da primeira mensalidade do curso. As mensalidades iniciarão após o início do curso, com vencimento no dia 15 de cada mês, via boleto bancário.

Investimento

R$ 980mensais

Público
em geral
Matrícula R$ 980,00 +
18 parcelas de R$ 980,00
Inscreva-se

R$ 862,40mensais

Diplomados
PUCRS
Matrícula R$ 980,00 +
18 parcelas de R$ 862,40
Inscreva-se

R$ 882 - 931mensais

Grupos/Empresas
TECNOPUC
Matrícula R$ 980,00 + 18 parcelas de R$ 882 a R$ 931

Grupos 5 a 9 pessoas: R$ 931
Grupos 10 a 19 pessoas: R$ 906,50
Grupos 20 ou mais pessoas, empresas conveniadas, funcionários do TECNOPUC: R$ 882,00
Inscreva-se

R$ 784mensais

Rede Marista
Matrícula R$ 980,00 +
18 parcelas de R$ 784,00 Professores e ténicos administrativos da Rede Marista
Inscreva-se

R$ 784mensais

A partir de
60 anos
Matrícula R$ 980,00 +
18 parcelas de R$ 784,00 Estudantes com faixa etária igual ou superior a 60 anos
Inscreva-se

R$ 490mensais

Funcionários
Matrícula R$ 980,00 +
18 parcelas de R$ 490,00 Funcionários PUCRS, HSL, INSCER, Centro Clínico e FIJO
Inscreva-se

Desconto para matrícula antecipada:

R$ 784,00até 12/12/2021

   

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Educação Continuada da PUCRS

Av. Ipiranga, 6681 | Prédio 15 | sala 112
CEP: 90619-900 | Porto Alegre/RS - Brasil
(51) 3320-3727
[email protected]

Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação

PUCRS - Escola Politécnica
Prédio 32 | Sala 501
(51) 3353-6334
De Seg a Sex, das 7h30 às 22h45.
[email protected]

Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social

PUCRS - Escola de Comunicação, Artes e Design (Famecos)
Prédio 7 | Sala 319
(51) 3320.3658
De Seg a Sex, das 8h30 às 12h e das 13h30 às 17h30.
[email protected]