Nomes de Varíaveis e Palavras Reservadas

Nomes de variáveis podem ser longos. Eles podem conter letras e dígitos, porém devem começar com uma letra ou sublinhado (_). Apesar de ser possível usar letras maiúsculas, em geral não fazemos isso. Se você fizer, lembre-se que Dia e dia são variáveis diferentes.

Caution

Nomes de variáveis nunca podem conter espaços em branco.

O caractere sublinhado (_) também pode aparecer em um nome. Ele é usado às vezes em nomes com várias palavras, como meu_nome ou preco_do_cafe. Há algumas situações onde nomes começando com sublinhado têm um significado especial, portanto uma dica boa para iniciantes é sempre começar os nomes com uma letra.

Se você der um nome ilegal a uma variável, você terá um erro de sintaxe. No exemplo abaixo, todos os nomes são ilegais.

76trombones = "grande parada"
mais$ = 1000000
class = "Computação I"

76trombones é ilegal porque não começa com uma letra mais$ é ilegal porque contém um caractere inválido, o sinal de dólar. Mas qual é o problema com class?

Acontece que class é uma das palavras reservadas de Python. As palavras reservadas definem as regras de sintaxe e estrutura da linguagem, e elas não podem ser usadas como nomes de variáveis. Python tem aproximadamente 30 palavras reservadas (e esse número pode variar, à medida em que a linguagem evolui):

and as assert break class continue
def del elif else except exec
finally for from global if import
in is lambda nonlocal not or
pass raise return try while with
yield True False None    

Uma sugestão é deixar essa lista à mão. Se o interpretador reclamar de um nome de uma das suas variáveis e você não souber o motivo, verifique se ele está nessa lista.

Programadores geralmente escolhem nomes que façam sentido para os humanos que irão ler o programa — esses nomes ajudam o programador a documentar, ou se lembrar, qual é o papel de cada variável.

Teste seu entendimento

Next Section - Comandos e Expressões