Trabalho Prático 2

Gerenciador de Variáveis

Programação de Baixo Nível

05/2017

1 Introdução

O objetivo deste trabalho é a implementação de um algoritmo para gerenciar a criação e utilização de variáveis.
As variáveis deverão estar armazenadas em uma estrutura do tipo char memoria[5000].
Os tipos de variáveis que podem ser manipuladas são char, int, float, e vetores de uma ou duas dimensões contendo char, int ou float.
Os comandos para criação e utilização das variáveis devem ser lidos do teclado ou de um arquivo.
No programa deverá ser possível realizar, repetidas vezes, os seguintes comandos:
Para cada variável o programa deve armazenar uma estrutura como esta:
typedef struct{
    char nome[30]; // contém o nome da variável
    char* inicio;  // aponta para a posição inicial da variável no vetor memoria;
    int tipo;      // armazena o tipo da variável no vetor memoria;

} Variavel;

Variavel listaDeVariaveis[100];
char memoria[5000];
Comando Equivalente em C
CREATE_CHAR C char C;
CREATE_INT idade int idade;
CREATE_FLOAT peso float peso;
CREATE_VET_CHAR nome 20 char nome[20];
CREATE_VET_INT idades 10 int idades[10];
CREATE_MAT_FLOAT alturas 5 10 float alturas[5][10]
Tabela 1 Exemplos de comandos de criação de variáveis
Comando Equivalente em C
SET C # C = '#';
SET idade 123 idade = 123;
SET peso 45.67 peso = 45.67;
SET nome A 3 nome[3] = 'A';
SET nome UMA_STRING strcpy(nome, “UMA_STRING”)
SET alturas 5 2 1.76 alturas[5][2] = 1.76;
Tabela 2 Exemplos de comandos de alteração de variáveis
Comando Equivalente em C
PRINT C printf(“%c\n”, C);
PRINT idade printf(“%d\n”, idade);
PRINT peso printf(“%f\n”, peso);
PRINT idades 3 printf(“%d\n”, idades[3]);
PRINT alturas 5 2 printf(“%f\n”, alturas[5][2]);
Tabela 3 Exemplos de comandos de exibição de variáveis

2 Avaliação

Leia com atenção os critérios de avaliação: