Computação Gráfica
Prof. Márcio Sarroglia Pinho

Montagem e Manipulação de Histogramas de Imagens
Resumo

O objetivo deste exercício é a implementação de um algoritmo para montagem de histogramas de imagens em tons de cinza.

Ferramentas

Para ter acesso ao conteúdo de uma imagem, utilize a biblioteca disponível nesta página.

Para este exercício, utilize as imagens disponíveis neste link.

Atividades

Atenção: Para as atividades aqui descritas, gere um relatório como este.

a) Carregue uma imagem, monte o histograma e exiba o resultado em uma imagem ao lado da imagem carregada. Note que será necessário ajustar a largura e a altura do gráfico ao tamanho da imagem escolhida para exibir o histograma. A imagem a seguir exemplifica a geração de um histograma.

Preste atenção aos limites da tela no eixo Y, pois a quantidade de pixels de uma intensidade certamente será maior que a altura da janela. Desta forma, será preciso fazer um ajuste para que o gráfico caiba na imagem.
Em imagens com o fundo preto, ignore a quantidade de pixels com intensidade 0, ou muito próximo de 0, como 1,2,3, ... Do contrário, o gráfico vai ficar muito achatado após o ajuste.


Figura - Exemplos de Histograma de Imagens em Tons de Cinza

b) Crie um algoritmo para aplicar remoção de ruído no histograma, usando o método da mediana, com uma janela de 5, 7 e 9 valores. Não aplique a mediana na imagem, apenas no histograma.


Figura - Exemplos de Histograma Sem Ruído

c) Adapte o cálculo do histograma que realize a montagem somente com os pixels de uma certa região retangular da imagem. Sugestão: desenhe o retângulo sobre a imagem a fim de facilitar a visualização da região;

d) Crie um método capaz de localizar os picos de um histograma. Utilize janela com larguras de 10, 20 e 30 valores.


FIM.