LogoFACINJPG.jpg

 

PUCRS
Faculdade de Informática
Curso de Ciência da Computação
Coordenação de Trabalhos de Conclusão

 

 


 

Normas de Trabalho de Conclusão I

 

 

Este documento visa informar a alunos e orientadores o processo de Trabalho de Conclusão I ao longo do semestre.

 

1.    Objetivo

O objetivo da disciplina de Trabalho de Conclusão I (TC1) é capacitar o aluno a aplicar os conhecimentos obtidos durante o curso de forma integrada, através da participação em uma equipe de projeto – neste documento chamada grupo - que, sob a supervisão de um professor orientador, elabora a especificação completa de um sistema de software para execução de uma determinada tarefa.

2.    Contexto

Enquanto processo de especificação de software, a disciplina de TC1 tem relação estreita com as disciplinas de Modelagem de Sistemas, Desenvolvimento de Sistemas e Gerência de Projeto, onde as técnicas para este processo são estudadas a nível geral. Além disso, ela é estritamente vinculada à disciplina Trabalho de Conclusão II (TC2), onde deve ocorrer a implementação do software especificado em TC1. Não obstante essas vinculações específicas, a disciplina oportuniza a aplicação e o aprofundamento de temas estudados em qualquer disciplina do curso.

No que tange ao mercado de trabalho as disciplinas de Trabalho de Conclusão funcionam como um cenário onde o aluno pode desempenhar seu papel profissional de modo completo, durante todas as fases de um projeto de software.

3.    Considerações Gerais

A avaliação da disciplina de TC1 é composta de dois documentos, entregues pelo grupo e avaliados pelo orientador e por um segundo professor.

Tanto a proposta de TC1 como o volume final de TC1 devem ser redigidos em português.

Dúvidas e casos omissos neste documento podem ser tratados diretamente com o coordenador de TC ou por correio eletrônico no endereço coordtccc.facin@PUCRS.BR.

4.    Página da Disciplina

Todos os formulários de que trata este documento podem ser obtidos na Intranet dos alunos e professores da FACIN.

5.    Desenvolvimento da Disciplina

Formalização dos grupos

A formação dos grupos de TC é um processo que envolve professores, alunos, a coordenação de TC e o planejamento acadêmico.  A coordenação de TC irá indicar, com base nas manifestações de alunos e professores, os orientadores de cada grupo. A coordenação deverá respeitar as preferências dos alunos na medida do possível levando em conta a previsão de carga horária para orientação do professor. Os itens abaixo formalizam as etapas desse processo:

1.    Os alunos contactam os professores da Faculdade para solicitar esclarecimentos relativos às propostas apresentadas pelos mesmos ou para sugerirem novas propostas.

2.    Caso o grupo chegue a um acordo com algum professor, deve avisar à coordenação de TC, dentro de um prazo pré-estabelecido. Caso o grupo não tenha um orientador definido, deve indicar o(s) tema(s) de sua preferência.

3.    a coordenação de TC elabora uma lista de necessidades de orientação para o semestre, com base nos pedidos recebidos.

4.    Caso o professor indicado como orientador não receba carga horária suficiente para orientar o grupo, a coordenação de TC solicitará outro professor, procurando respeitar, na medida do possível, a área de interesse do grupo. Caso isso não seja possível, a coordenação de TC indicará um professor de outra área.

Acompanhamento das atividades

O acompanhamento das atividades de TC1 é feito através de reuniões semanais com o orientador do grupo, que devem ser realizadas na FACIN, em horário a ser combinado pelo grupos junto ao orientador, dentro dos horários disponíveis deste para suas atividades docentes. O registro das reuniões é feito através da planilha de acompanhamento de reuniões de TC, disponível na página de TC. Esta planilha funciona de modo análogo à lista de freqüência, devendo ser preenchida a cada reunião e rubricada pelos alunos e pelo professor. A planilha pode ser entregue à Coordenação de TC1, devidamente preenchida.

A proposta de TC1 e a indicação do professor avaliador

A primeira atividade dos alunos de TC1 é a elaboração da proposta de TC1. O objetivo da proposta de TC1 é definir as diretrizes do trabalho que será desenvolvido durante as disciplinas de TC1 e TC2. A nota da proposta de TC1 é calculada pela média aritmética das notas atribuídas pelo professor orientador e por outro professor avaliador. O professor avaliador é indicado pelo orientador através de notificação no fórum correspondente na área Moodle da disciplina. Quando tal indicação não ocorrer no prazo a escolha será feita à revelia pela coordenação de TC. A coordenação de TC reserva-se o direito de indicar outro avaliador, a fim de evitar sobrecarga de avaliações para algum professor, ou em função de imprevistos. É extremamente importante que os professores indicados como avaliadores concordem com esta tarefa, informando a coordenação de TC I sobre sua concordância. É dever do professor orientador escolher e contatar o professor a ser indicado.

 O orientador tem autonomia para definir a profundidade com que o tema escolhido tem de ser abordado na proposta, porém os seguintes itens são considerados obrigatórios:
 

·         Título (provisório)

·         Orientador

·         Autores

·         Data e local

·         Introdução (justificativa, motivação etc)

·         Objetivos

·         Descrição do projeto

·         definição das atividades

·         responsáveis pelas atividades

·         dependências entre as atividades

·         Cronograma de atividades

·         Recursos necessários (devem ser considerados apenas recursos já instalados em laboratórios da FACIN disponíveis aos alunos de TC)

·         Bibliografia preliminar

A Proposta  de TCI deve ser entregue na sala de entrega correspondente do ambiente virtual da disciplina, pelos alunos, na data estipulada no Cronograma da disciplina..
 

A avaliação da proposta de TC1

A proposta de TC1 é o instrumento através do qual os professores orientador e avaliador têm condições de detectar se o trabalho está bem encaminhado. Desta forma a proposta deve apresentar de forma clara os objetivos do trabalho salientando o problema a ser resolvido. Deve ficar claro o conhecimento do estado da arte na área, bem como destacar a contribuição do trabalho em relação ao problema. O tema escolhido não necessita ser necessariamente original, porém deve constituir um trabalho de conclusão em termos de complexidade e relevância. É obrigatório que os trabalhos resultem em uma implementação de software. Trabalhos com tema e abordagem iguais a outros já desenvolvidos em semestres anteriores na mesma disciplina devem ser evitados. A continuidade de trabalhos já desenvolvidos é estimulada.

 Por sua importância, a nota atribuída à proposta de TC1 corresponde a 30% da nota final da disciplina de Trabalho de Conclusão I. Propostas que não atinjam os objetivos citados recebem nota zero (0,0)..

 Tanto o professor orientador como o professor avaliador devem, no formulário adequado, atribuir uma nota e apresentar um parecer sobre a proposta. Estes deverão ser entregues no prazo estipulado no calendário de TC1.

O volume final de TC1

O relatório final de TC1 é o documento que descreve a definição e o projeto detalhado do sistema a ser desenvolvido. A apresentação deste relatório deve seguir as normas do Guia para Apresentação de Trabalhos Acadêmicos, Teses e Dissertações, disponível na página WWW da Biblioteca Central. Os seguintes elementos são opcionais, a critério do orientador e do grupo:

1.    Lombada;

2.    Folha de aprovação;

3.    Dedicatória, agradecimentos, epígrafe;

4.    Resumo em língua vernácula;

5.    Resumo em língua estrangeira (abstract);

6.    Listas de ilustrações, tabelas, abreviaturas, siglas e símbolos;

7.    Glossário, apêndices, anexos e índices.

O relatório de TC1 não é encaminhado à biblioteca, logo não possui ficha catalográfica.

A encadernação do volume de TC1 pode ser em espiral e nenhuma capa especial é necessária.

O volume final de TCI deve ser entregue na sala de entrega correspondente do ambiente virtual da disciplina, pelos alunos, na data estipulada no Cronograma da disciplina.
 

A avaliação do volume final de TC1

Os critérios e o referencial para atribuição de graus fornecidos abaixo devem ser usados na avaliação do relatório final de TC1. A importância de cada critério na atribuição da nota fica a cargo de cada professor.

1.    Critérios para avaliação do texto:

·         organização

·         clareza

·         correção do português

·         adequação do volume de texto ao conteúdo

·         respeito às normas de elaboração de monografias

2.    Critérios para avaliação do conteúdo:

·         relevância do tema

·         profundidade e abrangência do desenvolvimento

·         contextualização (estado da arte, apresentação do problema)

·         correção do conteúdo

·         capacidade de fazer uso dos conhecimentos adquiridos no curso

·         resultados obtidos (metodologia, novos conceitos, etc)

·         conformidade em relação à proposta e/ou ausência de justificativa para o desvio

3.    Critérios para avaliação de grupos:

·         motivação, presença, esforço

·         contribuição efetiva ao trabalho

·         relacionamento com os colegas

·         método de trabalho

4.    Referencial para atribuição de graus:

·         Excelente: 9,5 - 10,0

·         Muito bom: 8,5 - 9,5

·         Bom: 7,0 - 8,5

·         Médio: 5,0 - 7,0

·         Trabalhos abaixo da média são reprovados