Meu primeiro contato com Java

(Guia de Sobrevivência)

Aula de Laboratório - 13/03/2002

Objetivos:

1. Instalação do JDK


A primeira coisa a fazer para utilizar a linguagem Java é instalar o Java Development Kit, ou JDK.

Observe a estrutura de diretórios do drive C: se já houver um diretório JDK* (JDK1.2, JDK1.2.2, JDK1.2.1, JDK1.3, JDK1.3.1, JDK1.4), o ambiente já está instalado. Se não houver, será necessário instalar uma das versões. Recomenda-se a instalação do JDK 1.4, disponível na página da Sun: selecione a versão adequada para seu sistema operacional (Windows, Linux, Solaris, etc), aceite a licença de uso, informe o diretório adequado (c:\jdk1.4) e confirme. NÃO INSTALE o JRE, pois contém apenas o ambiente de execução, não tem o compilador! Após a instalação, a seguinte estrutura estará disponível:

c:\jdk1.4

	  bin
	  demo
	  include

	  jre

	  	bin

		lib
	  lib

Observação: o instalador do JDK normalmente inclui o caminho c:\jdk1.4\bin no PATH. Para testar, abra uma janela DOS e digite:

c:\winnt> java -version
java version "1.4.0"
Java(TM) 2 Runtime Environment, Standard Edition (build 1.4.0-b92)
Java HotSpot(TM) Client VM (build 1.4.0-b92, mixed mode) 

Se aparecer uma mensagem de erro informando que não foi possível achar o arquivo, ajuste corretamente o PATH. No Windows NT isso é feito pelo painel de controle, system properties. No Windows 95/98, deve ser alterado o arquivo AUTOEXEC.BAT e reinicializada a máquina.

2. Compilando meu primeiro programa em Java


Os programas em Java podem ser criados em qualquer editor que suporte o salvamento de arquivos texto sem formatação, isto é, não devem ser utilizados aplicativos como Word e WordPad (a não ser que sempre seja salvo um arquivo de texto puro).

Portanto, abra o editor de sua preferência (pode ser até... o Notepad!) e digite o seguinte programa. Crie uma pasta (por exemplo, "lapro2") para seu uso (de preferência no seu drive de rede H: e não no C:). Ao final, salve o arquivo dentro desta pasta, com o nome Teste.java - tenha a certeza de utilizar EXATAMENTE este nome, com a primeira letra maiúscula.

import java.io.*;            
class Teste {
     public static void main(String args[]) {
         System.out.println("Meu primeiro programa em Java");
     }
}

Compile-o usando a seguinte chamada:

h:\lapro2> javac Teste.java

h:\lapro2>

Podem ocorrer alguns erros:

Se tudo correr bem, não aparecerá mensagem alguma. Verifique a existência do arquivo Teste.class:

h:\lapro2> dir Teste.*

...
TESTE~1 JAV 149       11/03/01 19:00 Teste.java
TESTE~1 CLA 433       11/03/01 19:01 Teste.class
        2 arquivo(s)           582 bytes
0 diretório(s) 468.647.936 bytes livres

h:\lapro2>

Para executar o programa, digite:

h:\lapro2> java Teste
Meu primeiro programa em Java

h:\lapro2>

Observe que ao chamar o programa não se usa nenhum sufixo, apenas o nome da classe

OBS: A inicialização de um programa Java costuma levar mais tempo que a de um programa executável em código nativo, dependendo da velocidade do processador, quantidade de memória disponível e tipo de sistema operacional.

2. Instalando e usando o ambiente BlueJ


BlueJ é um ambiente para programação em Java mais amigável, que inclui um editor, visualizador de classes e depurador integrados. Será detalhado agora o procedimento de instalação:

c:\tmp> java -jar bluej-116.jar

Clique duas vezes sobre o arquivo BLUEJ.BAT, no diretório c:\bluej (ou na área de trabalho, se o ícone estiver lá). A tela principal do BlueJ será então apresentada. Selecione o menu Project... New e digite "teste" na tela seguinte. Será então exibida a tela de edição do projeto:

Obs: O ícone que parece uma folha de papel é um documento texto para servir de README para seu projeto. Não é necessário preenchê-lo no momento. Aliás, esqueça que ele está ali.

Clique agora no botão New Class... e digite "Teste2" na tela seguinte, clicando no botão Ok. A sua nova classe vai aparecer como uma caixa, ao lado do README:

Clique duas vezes sobre a caixa "Teste2". Será aberta uma nova janela, mostrando o código que o BlueJ gerou para a classe. Apague tudo e digite exatamente o que segue:

Não se preocupe por não entender exatamente o que está digitando. Ao longo dos anos tudo vai se esclarecer. Digo, do semestre. Clique no botão Compile. Se tudo correr bem, será exibida a mesma mensagem que está na figura acima. Clique no botão Close. Agora, clique com o botão da direita sobre a caixa "Teste2". Selecione a opção void main(..)

Se não aparecer uma janelinha com a mensagem é porque algo deu errado... A maioria dos problemas com o BlueJ ocorre na configuração do PATH para o JDK. Confira no arquivo BLUEJ.BAT se o PATH para o JDK está correto. Também tente executar o BlueJ pelo DOS, entrando no diretório c:\bluej e digitando BLUEJ.

ATENÇÃO! Existe um bug relacionado ao Windows NT e ao BlueJ: na primeira vez que você executar um programa usando essas caixas de diálogo, a janela será aberta ATRÁS de todas as outras já presentes na tela. Para confirmar isso, minimize as demais janelas abertas.

Se tudo correu bem até aqui, tente executar o seu programa pelo DOS e verifique que funciona exatamente da mesma forma. Antes de fechar o BlueJ, salve o projeto. Dica: se você quiser exibir várias linhas na mensagem, insira \n nos locais apropriados, dentro da string (exatamente como se faz em C).

Atenção: Você não poderá sair desta aula sem ter conseguido cumprir todas estas etapas.

Eu falo sério!

As etapas são:

  • Instalar e configurar corretamente o JDK 1.4
  • Editar, compilar e executar um programa Java pelo DOS
  • Instalar e configurar corretamente o BlueJ
  • Criar um projeto; editar, compilar e executar pelo BlueJ

Repetindo: o objetivo desta aula é a adaptação aos ambientes de trabalho. Esse conteúdo não será mais revisado e eu nunca mais falarei de configuração em aula ou no LAPRO! Tire todas as suas dúvidas hoje!

 

Você chegou ao final deste estudo dirigido. Procure revisar os conteúdos e aproveitar o tempo que resta para tirar dúvidas com o professor. Se algo não ficou claro, pergunte!