Computação Gráfica I 
Profa. Isabel Harb Manssour, Turma 128 (2JK 4JK)

 

Objetivos

O cumprimento da disciplina busca dar ao aluno, ao final do semestre, condições de:

1.      Dominar os conceitos básicos de Computação Gráfica 2D e 3D.

2.      Dominar os conceitos básicos de Processamento de Imagens e Visão Computacional.

3.      Implementar um software que envolva técnicas de Computação Gráfica.

4.      Dimensionar um ambiente de trabalho que envolva periféricos com capacidade gráfica.

 

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Ementa

Apresentação das origens e da definição de Computação Gráfica. Estudo de técnicas para modelagem e representação de objetos geométricos utilizados em aplicações Computação Gráfica. Estudo de algoritmos de Processamento de Imagens, incluindo aquisição e segmentação, aplicação de filtros e transformações. Estudo de algoritmos de visão computacional para representação e detecção de forma de objetos e de análise de movimento em imagens. Estudo das etapas do processo de visualização bidimensional. Estudo das etapas do processo de visualização tridimensional e da geração de imagens realistas através de técnicas de remoção de elementos ocultos, iluminação e aplicação de texturas.

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Conteúdo

1) INTRODUÇÃO À COMPUTAÇÃO GRÁFICA
1.1. Origens
1.2. Conceito
1.3. Áreas relacionadas
1.4. Aplicações
1.4. Hardware Gráfico

2) BIBLIOTECA GRÁFICA OPENGL
2.1. Inicialização
2.2. Bibliotecas GLUT e SDL
2.3. Definição de Entidades Gráficas
2.4. Uso de Transformações Geométricas
2.5. Uso de Cores
2.6. Funções OpenGL para Visualização

3) PROCESSAMENTO DE IMAGENS
3.1. Introdução e Exemplos de Aplicações
3.2. Tipos de Imagens: true-color, HDR e palette
3.3. Algoritmos de Quantização
3.4. Filtros
3.5. Segmentação
3.6. Visão Computacional

4) REPRESENTAÇÃO DE OBJETOS E CENAS
4.1. Sistema de Coordenadas Cartesianas
4.2. Formas de Representação
    4.2.1. Vetorial x Matricial
    4.2.2. Enumeração Espacial
    4.2.3. Representação Aramada
    4.2.4. Superfícies Limitantes
    4.2.5. Representação Paramétrica
    4.2.6. Grafo de Cena
4.3. Técnicas de Modelagem 3D
    4.3.1. Varredura
    4.3.2. CSG
    4.3.3. Instanciamento de Primitivas
    4.3.4. Fractais
    4.3.5. Sistemas de Partículas

5) PROCESSO DE VISUALIZAÇÃO
5.1. Transformações Geométricas
5.2. Instanciamento
5.3. Conceito de Window e Viewport
5.4. Conceito de Câmera Sintética
5.5. Projeções
    5.5.1. Paralela
    5.5.2. Perspectiva
5.6. Rasterização
    5.6.1. Desenho de Linhas
    5.6.2. Preenchimento de Polígonos

6) CURVAS E SUPERFÍCIES PARAMÉTRICAS
6.1. Representação de Curvas e Superfícies
6.2. Curvas Paramétricas
    6.2.1. Bézier
    6.2.2. Hermite
    6.2.3. B-Spline
    6.2.4. Catmull-Rom
6.3. Superfícies Paramétricas
    6.3.1. Bézier
    6.3.2. B-Spline

7) ELIMINAÇÃO DE SUPERFÍCIES ESCONDIDAS
7.1. Eliminação de Faces Traseiras
7.2. Algoritmo do Pintor
7.3. Algoritmo Z-Buffer
7.4. Árvores BSP

8) GERAÇÃO DE IMAGENS COM REALISMO
8.1. Modelos de Iluminação: luz pontual, direcional, spot
8.2. Modelos de Reflexão: ambiente, difusa, especular
8.3. Métodos de Tonalização: Flat, Gouraud, Phong
8.4. Mapeamento de Textura
8.5. Conceitos Básicos de Ray Tracing e Radiosidade 

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Bibliografia

Básica

·         COHEN, Marcelo; MANSSOUR, Isabel. OpenGL - Uma Abordagem Prática e Objetiva. São Paulo: Novatec, 2006. 486 p.

·         GONZALEZ, Rafael; Woods, Richard. Processamento Digital de Imagens.. 3. ed. Longman do Brasil, 2010. 624p.

·         HEARN, Donald. Computer graphics with OpenGL. 3. ed. Upper Saddle River, NJ : Pearson Education, 2004. 857 p.: il.

Complementar

·         ANGEL, Edward. Interactive computer graphics: a top-down approach with OpenGL. Reading, MA: Addison-Wesley, 2000. 611 p. ; il.

·         FOLEY, J. et al. Computer graphics : principles and practice. 2. ed. Reading, MA: Addison-Wesley, 1997. 1175 p. il. (The Systems Programming Series).

·         GLASSNER, Andrew S. Principles of digital image synthesis. San Francisco, CA : Morgan Kaufmann, 1995.

·         Shirley , P.; Marschner, S.Fundamentals of Computer Graphics. 3a. Ed. A K Peters. ISBN; 1568814690. 804p.

·         SHREINER, Dave et al. OpenGL(R) Programming Guide: The Official Guide to Learning OpenGL (R). Reading, MA: Addison-Wesley, 5 edition, 2005. 896 p.

Software de Apoio

·         Compilador C/C++

·         Bibliotecas OpenCV, Freeglut, SDL

·         Blender

·         GIMP

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Critérios de Avaliação

Quanto à P1: Prova escrita que aborda, geralmente, os conteúdos das unidades 1 a 4 e parte da unidade 5. A prova tem o objetivo de avaliar o conhecimento do aluno na utilização das técnicas de Computação Gráfica.

Quanto à P2: Prova escrita que aborda, geralmente, os conteúdos das unidades 5 a 8. A prova tem o objetivo de avaliar o conhecimento do aluno na utilização das técnicas de Computação Gráfica.

Quanto à PS: Esta prova escrita será aplicada somente para os alunos que não puderam comparecer nas provas P1 ou P2, sendo que o conteúdo contempla todas as unidades.

Quanto ao T1: Trabalho de implementação, a ser desenvolvido individualmente ou em dupla. Será solicitado o desenvolvimento de uma aplicação que utilize alguma técnica de CG vista em aula.

Quanto ao T2: Trabalho de implementação, a ser desenvolvido individualmente ou em dupla. Será solicitado o desenvolvimento de uma aplicação que utilize alguma técnica de CG vista em aula.

OBS. 1: Todos os trabalhos deverão ser entregues e/ou apresentados na data marcada com a presença de TODOS os alunos.
OBS. 2: Para todos os trabalhos haverá registro constando a data de entrega e assinatura do aluno.

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Datas das Avaliações

P1

20 / 04 / 2016

P2

15 / 06 / 2016

PS

27 / 06 / 2016

T1

02 / 05 / 2016

T2

22 / 06 / 2016

G2

04 / 07 / 2016

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../Imagens/E-MAIL.JPG (3237 bytes) Comentários, dúvidas, sugestões, envie um mail para isabel.manssour at pucrs dot br

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Última alteração em 23 de fevereiro de 2016.