// Iluminacao.c - Isabel H. Manssour // Um programa OpenGL que exemplifica a visualização // de objetos 3D com a inserção de uma fonte de luz. // Este código está baseado nos exemplos disponíveis no livro // "OpenGL SuperBible", 2nd Edition, de Richard S. e Wright Jr. #include GLfloat angle, fAspect; // Função callback chamada para fazer o desenho void Desenha(void) { // Limpa a janela e o depth buffer glClear(GL_COLOR_BUFFER_BIT | GL_DEPTH_BUFFER_BIT); glColor3f(0.0f, 0.0f, 1.0f); // Desenha o teapot com a cor corrente (solid) glutSolidTeapot(50.0f); glutSwapBuffers(); } // Inicializa parâmetros de rendering void Inicializa (void) { GLfloat luzAmbiente[4]={0.2,0.2,0.2,1.0}; GLfloat luzDifusa[4]={0.7,0.7,0.7,1.0}; // "cor" GLfloat luzEspecular[4]={1.0, 1.0, 1.0, 1.0};// "brilho" GLfloat posicaoLuz[4]={0.0, 50.0, 50.0, 1.0}; // Capacidade de brilho do material GLfloat especularidade[4]={1.0,1.0,1.0,1.0}; GLint especMaterial = 60; // Especifica que a cor de fundo da janela será preta glClearColor(0.0f, 0.0f, 0.0f, 1.0f); // Habilita o modelo de colorização de Gouraud glShadeModel(GL_SMOOTH); // Define a refletância do material glMaterialfv(GL_FRONT,GL_SPECULAR, especularidade); // Define a concentração do brilho glMateriali(GL_FRONT,GL_SHININESS,especMaterial); // Ativa o uso da luz ambiente glLightModelfv(GL_LIGHT_MODEL_AMBIENT, luzAmbiente); // Define os parâmetros da luz de número 0 glLightfv(GL_LIGHT0, GL_AMBIENT, luzAmbiente); glLightfv(GL_LIGHT0, GL_DIFFUSE, luzDifusa ); glLightfv(GL_LIGHT0, GL_SPECULAR, luzEspecular ); glLightfv(GL_LIGHT0, GL_POSITION, posicaoLuz ); // Habilita a definição da cor do material a partir da cor corrente glEnable(GL_COLOR_MATERIAL); //Habilita o uso de iluminação glEnable(GL_LIGHTING); // Habilita a luz de número 0 glEnable(GL_LIGHT0); // Habilita o depth-buffering glEnable(GL_DEPTH_TEST); angle=45; } // Função usada para especificar o volume de visualização void EspecificaParametrosVisualizacao(void) { // Especifica sistema de coordenadas de projeção glMatrixMode(GL_PROJECTION); // Inicializa sistema de coordenadas de projeção glLoadIdentity(); // Especifica a projeção perspectiva gluPerspective(angle,fAspect,0.4,500); // Especifica sistema de coordenadas do modelo glMatrixMode(GL_MODELVIEW); // Inicializa sistema de coordenadas do modelo glLoadIdentity(); // Especifica posição do observador e do alvo gluLookAt(0,80,200, 0,0,0, 0,1,0); } // Função callback chamada quando o tamanho da janela é alterado void AlteraTamanhoJanela(GLsizei w, GLsizei h) { // Para previnir uma divisão por zero if ( h == 0 ) h = 1; // Especifica o tamanho da viewport glViewport(0, 0, w, h); // Calcula a correção de aspecto fAspect = (GLfloat)w/(GLfloat)h; EspecificaParametrosVisualizacao(); } // Função callback chamada para gerenciar eventos do mouse void GerenciaMouse(int button, int state, int x, int y) { if (button == GLUT_LEFT_BUTTON) if (state == GLUT_DOWN) { // Zoom-in if (angle >= 10) angle -= 5; } if (button == GLUT_RIGHT_BUTTON) if (state == GLUT_DOWN) { // Zoom-out if (angle <= 130) angle += 5; } EspecificaParametrosVisualizacao(); glutPostRedisplay(); } // Programa Principal int main(void) { glutInitDisplayMode(GLUT_DOUBLE | GLUT_RGB | GLUT_DEPTH); glutInitWindowSize(400,350); glutCreateWindow("Visualizacao 3D"); glutDisplayFunc(Desenha); glutReshapeFunc(AlteraTamanhoJanela); glutMouseFunc(GerenciaMouse); Inicializa(); glutMainLoop(); }