Introdução à OpenGL
Professora Isabel Harb Manssour

[Anterior]  [Próxima]  [Principal]

 

06. Máquina de Estados

OpenGL é uma máquina de estados, conforme descrito por [Woo 1999]. É possível colocá-la em vários estados (ou modos) que não são alterados, a menos que uma função seja chamada para isto. Por exemplo, a cor corrente é uma variável de estado que pode ser definida como branco. Todos os objetos, então, são desenhados com a cor branca, até o momento em que outra cor corrente é especificada.

OpenGL mantém uma série de variáveis de estado, tais como estilo (ou padrão) de uma linha, posições e características das luzes, e propriedades do material dos objetos que estão sendo desenhados. Muitas delas referem-se a modos que podem ser habilitados ou desabilitados com os comandos glEnable() e glDisable().

Cada variável de estado possui um valor inicial (default) que pode ser alterado. As funções que utilizadas para saber o seu valor são: glGetBooleanv(), glGetDoublev(), glGetFloatv, glGetIntegerv, glGetPointerv() ou glIsEnabled(). Dependendo do tipo de dado, é possível saber qual destas funções deve ser usada [Woo 1999]. O trecho de programa a seguir mostra um exemplo da utilização destas funções.

int luz;
:
glEnable(GL_LIGHTING); 	//Habilita luz - GL_LIGHTING é a variável de estado
:
luz = glIsEnabled(GL_LIGHTING); // retorna 1 (verdadeiro)
:
glDisable(GL_LIGHTING); //Desabilita luz
:
luz = glIsEnabled(GL_LIGHTING); // retorna 0 (falso)
:

 ../Imagens/emban15.png (1469 bytes)

../Imagens/E-MAIL.JPG (3237 bytes) Comentários, dúvidas, sugestões, envie um mail para [email protected]

../Imagens/emban15.png (1469 bytes)

[Anterior]  [Próxima]  [Principal]

Última alteração em 13 de agosto de 2001.