Educação e Tecnologias de Informação e Comunicação na Escola
Profa. Márcia de Borba Campos (FACIN) & Profa. Leda Lísia Franciosi (FACED)
 - Turmas: 127 e 137 -
Principal
Programa
Avaliação
Bibliografia





Bibliografia

Bibliografia Básica

  • FREIRE, Fernanda Maria Pereira; PRADO, Maria Elisabette Brisola Brito. O computador em sala de aula: articulando saberes. Campinas, SP: UNICAMP/NIED, 2000. 265 p. [http://www.nied.unicamp.br/oea/pub/livro2/index.html]
  • Moran, José Manuel; Masseto, T., Marcos; Behrens, Marilda Aparecida. Novas tecnologias e mediação pedagógica. Campinas, SP: Papirus, 2000.
  • Moran, José Manuel; Almeida, B., Maria Elizabeth. Integração das Tecnologias na Educação Salto para o Futuro. Brasília: Ministério da Educação, 2005.

Bibliografia Complementar

  • BORBA, Márcia de Campos, MORAES, Maria Cristina, SILVEIRA, Milene Selbach. Recursos Tecnológicos na Ação Docente. IN ENRICONE, Délcia e GRILLO, Marlene (orgs). Educação Superior: vivências e visão de futuro. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2005, p. 141-152.
  • SANCHO, Juana M; HERNÁNDEZ, Fernando et.all. Tecnologias para transformar a Educação. Porto Alegre: artmed, 2006.Litwin, Edith (org). Tecnologia Educacional Política, Histórias e Propostas. Porto Alegre: Artes Médicas, 1997.
  • TAJRA, Sanmya. A Internet na educação: o professor na era digital. São Paulo: Erica, 2004.
    VALENTE, José Armando (Org.). O computador na sociedade do conhecimento. Coleção Informática na Educação. PROINFO/MEC, 2000. 116 p.

Outras Referências importantes

  • CONSANI, Maciel. Como Usar o Rádio na Sala de Aula. São Paulo: Contexto, 2007.
    COSCARELLI, Carla Viana. (Org). Novas Tecnologias, novos textos, novas formas de pensar. Belo Horizonte: Autêntica, 2002.
  • FARIA, Elaine Turk. O professor e as novas tecnologias. In: ENRICONE, Délcia (Org.). Ser Professor. 2. ed., Porto Alegre: EDIPUCRS, 2002. FARIA, Maria Alice e ZANCHETTA Jr., Juvenal. Para Ler e Fazer o Jornal na Sala de Aula. São Paulo: Contexto, 2002.
  • FARIA, Elaine Turk. Docência e tecnologia na educação: um enfoque inovador na metodologia de ensino. IN: ENRICONE, Délcia. Professor como Aprendiz- saberes docentes. EDIPUCRS. POA, 2009 p.93-116.
  • FERRÉS, Joan. Vídeo e Educação. 2ª ed. Porto Alegre: ArtMed, 1996.
  • FARIA, Elaine Turk (Org.). Educação presencial e virtual: espaços complementares essenciais na escola e na empresa. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2006.
  • GIL, Antônio Carlos. Didática do Ensino Superior. São Paulo: Atlas, 2007.
  • GIL, Antonio Carlos. Didática do Ensino Superior. São Paulo: Atlas, 2007. Cap:13 p. 218-238.
  • GUARESCHI, Pedrinho A. e BIZ, Osvaldo. Mídia, Globalização e Violência Social IN HENZ, Celso Ilgo e ROSSATO, Ricardo. Educação Humanizadora na Sociedade Globalizada. Santa Maria: Biblos, 2007, p. 97-122.
  • LEITE, Silva Lígia et all. Tecnologia educacional. Descubra suas possibilidades na sala de aula. Vozes, Petrópolis, RJ.2009.
  • NAPOLITANO, Marcos. Como Usar a Televisão na Sala de Aula. 5ª ed. São Paulo: Contexto, 2003.
  • __________________. Como Usar o Cinema na Sala de Aula. 4ª ed. São Paulo: Contexto, 2006.
  • NORBIS, G. Didática y Estructura de los Médios Audiovisuales. Buenos Aires: Kaplusz, 1971.
  • POLITO, Reinaldo. Recursos Audiovisuais nas Apresentações de Sucesso. 3ª ed. São Paulo: Saraiva, 1997.
  • PORTAL, Franciosi Leda Lísia. Até que Ponto a Informática é uma Ferramenta para a Intervenção Educativa? IN BORTOLINI, Armando Luiz e AZEVEDO E SOUZA, Valdemarina (orgs). Mediação Tecnológica: construindo e inovando. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2003, p. 125-136.