Pós-Graduação em Ciência da Computação
Computação Gráfica
Márcio Sarroglia Pinho

PROGRAMA

Fundamentos Matemáticos para Computação Grafíca
   
Vetores
    Polígonos
    Sistemas de Coordenadas
Transformações Geométricas
   
Definições e representação matricial

    Composição e hierarquia
Algoritmos de Projeção
    Visualização de Objetos Tridimensionais
    Exibição em múltiplas telas
    Estereoscopia
Modelagem de Objetos Geométricos
    Formas de Armazenamento de Objetos Geométricos
    Técnicas de Modelagem
Aceleração de Algoritmos Gráficos
    Uso de Envelopes
    Culling para visualização
    Culling para Colisão
    Culling para ambientes arquitetônicos
    Algoritmos de Geometria Computacional
Processamento de Imagens
    Conceitos e Aplicações
    Filtros
    Imagens Médicas
    Algoritmos de Segmentação
    Detecção de Texturas
CRONOGRAMA

#DiaDataHoraDescriçãoAtividadeRecursos
1 SEG 06/03/2017 CD --- Aula
2 SEG 13/03/2017 CD Aula de Laboratório - Exercício de OpenGL  Aula Laboratório - 310
3 SEG 20/03/2017 CD Suspensão da aula Aula
4 SEG 27/03/2017 CD Apresentação dos Exercícios Aula Laboratório - 310
5 SEG 03/04/2017 CD Aceleração de Algoritmos Gráficos Aula
6 SEG 10/04/2017 CD Fundamentos Matemáticos para CG Aula
7 SEG 17/04/2017 CD Transformações Geométricas Aula
8 SEG 24/04/2017 CD Reconstrução 3D  Aula

SEG 01/05/2017 CD Feriado Aula
9 SEG 08/05/2017 CD Apresentação do Trabalho I
Aula
10 SEG 15/05/2017 CD Biblioteca de Processamento de Imagens
Aula Sala 410
11 SEG 22/05/2017 CD Introdução ao Processamento de Imagens Aula
12 SEG 29/05/2017 CD Algoritmos de Segmentação Aula
13 SEG 05/06/2017 CD Exercício sobre Remoção de Ruído
Aula Sala 410
14 SEG 12/06/2017 CD Exercício de Manipulação de Histogramas

Exercício de Aplicação de Filtros

Aula Sala 410
15 SEG 19/06/2017 CD Exercício de Morfologia Matemática
Aula Sala 410
16 SEG 26/06/2017 CD Apresentação do Trabalho II
Aula Sala 410
17 SEG 03/07/2017 CD ---- Aula

SEG 10/07/2017 CD
Aula



Links de OPENGL

            OpenGL (Introdução)
            OpenGL (Transformações Geométricas)
            OpenGL (Visualização 3D)
            OpenGL (Carga de Objetos 3D)


Exercícios de OpenGL

Introdução à OpenGL - Aula Prática
Visualização e Transformações Geométricas 2D - Exercícios
Transformações Geométricas e Animação - Exercícios


MATERIAL DE APOIO  

Material de Computação Gráfica Básica
Página com classe de manipulação de imagens em C++ (Visual C)
Página com classe de manipulação de imagens em Java (Eclipse)
Exemplos de Imagens  
        OpenGL
                    Arquivo de Help
                    
Tutorial da Profa. Isabel ManssourPara Paa
        SmallVR - Biblioteca para desenvolvimento de aplicações de RV      
        Lista de Algoritmos de Geometria Computacional