Computação Gráfica II 

Prof. Márcio Sarroglia Pinho

Segmentação de Tecidos Cerebrais em Imagem de Ressonância Magnética

Descrição
O objetivo deste trabalho é desenvolver um software de segmentação de tecidos cerebrais.

O programa deve ler imagem de ressonância magnética(IRM) de cérebrp e exibi-las na tela.
Estas imagens estão armazenada em formato RAW, em um arquivo texto. Este arquivo representa uma imagem de 512x512 pixels. Os valores dos pixels são números reais. Não há informação prévia dos limites dos valores de tons de cinza, ou seja, é preciso varrer toda a imagem para descobrir os limites.

Como as  IRM tem seu tons de cinza em números reais, é preciso converter este tons para um a escala de 256 tons de cinza [0..255].

Para tanto se define uma janela sobre a escala de cinza original da imagem. Esta janela tem dois atributos:
Após a exibição, a imagem deve ser processada com o intuito de gerar uma imagem-máscara para cada tecido cerebral(Substância Branca, Substância Cinza e Líquido Cefalorraqudiano). A figura a seguir mostra à esquerda a imagem em tons de cinza, após a conversão para 256 tons de cinza e à direita, uma imagem com os tecidos identificados por cores.

   
Figura - Exemplo de Imagem e suas segmentações

Para a geração das máscaras, inicialmente o programa deve calcular de forma automática os limiares nos quais os tecidos serão separados. Os resultados devem ser apresentado na tela, para cada tecido.
Na sequência, o programa deve aplicar ao menos dois algoritmos além da segmentação por limiar. Estes algortimos devem se escolhidos dentre aqueles apresentados em aula.
Os resultados devem ser apresentados na tela, para cada tecido.

O programa deve rodar sobre todas as imagens fornecidas neste link. A partir disto deve ser gerado um relatório, conforme a descrição as seguir.

Para cada imagem o programa deve gerar:

FIM.