Computação Gráfica
Prof. Márcio Sarroglia Pinho

Exercícios


Visualização 3D

wpe1.jpg (1871 bytes)

            glTranslatef(-5.00,  10.00,  0.00);
            glutSolidCube(3);
            glTranslatef(5.00,  10.00,  0.00);
            glutSolidCube(3);


         
   Desenhe as vistas ortográficas(frontal, lateral direita e superior) da cena representada por este programa. Considere o observador na posição (0,0,10) e o alvo na oriegem do sistema de coordenadas;


Modelos de Iluminação(de Reflexão)

wpe3.jpg (2945 bytes)


Remoção de Faces Ocultas


glColor3f(0,1,0);
glPushMatrix();
    glTranslatef(10.00,  15.00,  -15.00);
    glutSolidCube(10);
glPopMatrix();

glColor3f(0,0,1);
glPushMatrix();
    glTranslatef(15.00,  10.00,  -10.00);
    glutSolidCube(10);
glPopMatrix();


                Desenhe as vistas superior e frontal.
               
Execute o algoritmo de Zbuffer nos polígonos que representam, respectivamente, a face lateral esquerda do cubo azul e frontal do cubo verde.


Face 1
Face 2
A: 0, -10, 15
E:10, -5, 10
B: 0, 10, 15
F:10, 5, 10
C: 20, 10, 15
G: 30, 5, 25
D: 20, -10, 15
H: 30, -5, 25
   


Ray Tracing

Dada a cena abaixo,  determine quais dos 3 pontos marcados sobre o plano de projeção é um ponto de sombra.


Técnicas de Culling

                       double CalculaAngulo (Ponto P1, Ponto P2);

          Crie uma rotina capaz de imprimir(em ordem) os pontos que formam convex Hull dado um vetor de pontos: Ponto PONTOS[100];