Computação Gráfica I

Exercícios para P1 - 2011/1


Prof. Márcio Sarroglia Pinho

Processo de Visualização 2D

1º) Escala em X: 1, Escala em Y: 2      2º) Rotação: 0
3º) Translação X: 10, Translação Y: 0
Os retângulos com linhas pontilhadas representam a viewport.
Qual dos desenhos a seguir pode representar o desenho do triângulo definido por (0,10)-(0,40)-(60,10)?
Justifique sua resposta.





Manipulação/Processamento de Imagens

1

3

6

1

3

6

1

3

6

1

3

6


IMAGEM
100  165
165  125
MATRIZ DE DIFUSÃO
       40%
40%    20%




   



Modelagem de Sólidos

class Nodo{
     int Status; // Cheio, Vazio, Cinza
     Nodo *ListaDeFilhos[4]; // 4 referências para nodos-filho
} ;

OpenGL



void Desenha()
{
glBegin();
glvertex2f(0,0);
glvertex2f(0,10);
glEnd();
}

void FazDesenho()
{
glTranslatef(10,0,0);
glRotatef(-45,0,0,1);
Desenha();  // 1
glLoadIdentity();
glTranslatef(0,10,0);
Desenha();  // 2
glTranslatef(0,10,0);
glRotatef(90,0,0,1);
Desenha();  // 3
glRotatef(-90,0,0,1);
Desenha();  // 4
}


void DesenhaObjeto() {
    glBegin(GL_LINE_STRIP);
        glVertex2f(0,0);
        glVertex2f(2,0);
        glVertex2f(2,2);
        glVertex2f(0,2);
    glEnd();
}
void Desenha(void) {
    glClear(GL_COLOR_BUFFER_BIT);
    glLoadIdentity();
    glColor3f(1.0f, 1.0f, 1.0f);
    glTranslatef(5,0,0);
    DesenhaObjeto();            // Desenha 1
    glPushMatrix();
        glTranslatef(-10,0,0);
        DesenhaObjeto();        // Desenha 2
        glPushMatrix();
            glRotatef(90,0,0,1);
            glTranslatef(0,-5,0);
            DesenhaObjeto();    // Desenha 3
        glPopMatrix();
        glRotatef(-90,0,0,1);
        glTranslatef(0,5,0);
        DesenhaObjeto();        // Desenha 4
    glPopMatrix();
}

FIM.