Programação de Software Básico

Manipulação de Imagens
Aula baseada no material dos profs.
Isabel Harb Manssour / Marcio Serolli Pinho

 


O objetivo desta aula é testar algoritmos de manipulação de imagens. Serão utilizadas as bibliotecas OpenGL, GLU, GLAUX e GLUT, no ambiente Windows.

O primeiro passo consiste em instalar o Dev-C++ (caso ele ainda não esteja instalado) e as bibliotecas necessárias para trabalhar. Em princípio, é necessário apenas fazer o download do arquivo ImagensDEVCPP.zip e deixar todos os arquivos numa pasta nomeada CG no drive h:.

Para desenvolver as aplicações OpenGL no Dev-C++ é necessário criar um projeto, que é um arquivo com sufixo .dev, geralmente identificado pelo mesmo ícone do Dev-C++. Este arquivo já foi criado para a aula de hoje.

Abra o diretório onde você descompactou o arquivo recém copiado e dê um clique-duplo no arquivo Projeto.dev. Isto deverá abrir o ambiente do DEV CPP, no qual você poderá compilar e testar o programa.

Selecione a opção Rebuild All, no menu Execute o tecle CTRL-F11. Isto deverá compilar e executar seu programa. Tecle 2 para testá-lo e ESC para sair.

Observe atentamente o código para entender o seu funcionamento. O único arquivo que deve ser alterado é o ImageTest.cpp. Neste arquivo, realize as listadas a seguir:

Observações:
- analise as rotinas arrow_keys e keyboard, verifique as teclas que podem ser usadas no programa e associe novas teclas para cada tarefa que for implementada.

Algoritmo Exemplo:

Para detectar regiões de pele humana em uma imagem um teste possível é:
Dado um ponto de cor (R,G,B), este ponto é de pele se:
    R > 95 and G > 40 and B > 20 and
    max{R,G,B}−min{R,G,B} > 15 and (10)
    |R−G| > 15 and R > G and R > B