Faculdade de Informática da PUCRS

Programação de Software Básico

Prof. Márcio Serolli Pinho - [email protected]

Funções de Conexão via Sockets


Para utilizar estas funções você deve incluir o header "winsock.h" no seu 
fonte e a biblioteca "libwsock32.a" no seu projeto.



// ***********************************************
// ConnectToTheServerIP ( char *serverName, unsigned short portNum )
//
// Conecta com uma Máquina de nome "serverName",
// através da porta "portNum"
//
//    Esta função devolve uma estrutura do tipo SOCKET
//    que deverá ser usada nas demais funções de
//    transmissão/recepção via sockets
//
// ***********************************************


SOCKET ConnectToTheServerIP ( char *serverName, unsigned short portNum )
{     

    char myName[265];
    HOSTENT *hostent;
    WSAData info;

    SOCKET clientSocket;
    SOCKADDR_IN socketAddr;

    WORD socketVersion = MAKEWORD ( 1, 1 );

    // Setup the socket library version.
    if ( WSAStartup ( socketVersion, &info ) == SOCKET_ERROR ) {
        printf ( "Couldn't initialize the socket library.\n" );
        exit (1);
    }

    // Check the library version.
    if ( info.wVersion != socketVersion ) {
        fprintf ( stderr, "Couldn't initialize the socket library.\n" );
        exit (1);
    }

    // clear the address struct.
    memset ( &socketAddr, 0, sizeof ( struct sockaddr_in ) );

    int result = gethostname ( myName, sizeof ( myName ) );
    if ( result == WSANOTINITIALISED )
        printf ( "Socket library wasn't correctly initialized.\n" );

    // Check our own address.
    hostent = gethostbyname ( serverName );
    if ( hostent == NULL )
        return INVALID_SOCKET;

    memset ( &socketAddr, 0, sizeof ( socketAddr ) );
    memcpy ( (char *)&socketAddr.sin_addr, hostent->h_addr, hostent->h_length );
    socketAddr.sin_family = AF_INET;
    socketAddr.sin_addr = *((LPIN_ADDR)*hostent ->h_addr_list);
    socketAddr.sin_port = htons ( portNum );

    // Create the client socket.
    clientSocket = socket ( AF_INET, SOCK_STREAM, 0 );
    if ( clientSocket == INVALID_SOCKET )
        return INVALID_SOCKET;

    // Connect to the server.
    if ( connect ( clientSocket, ( struct sockaddr * )&socketAddr, sizeof ( socketAddr ) ) == SOCKET_ERROR ) {
        closesocket ( clientSocket );
        return INVALID_SOCKET;
    }

    return clientSocket;
}
 

// ***********************************************
// SendMessageIP ( SOCKET sock, char *buf, int numBytes )
//
//    Esta função permite enviar uma sequencia de
//    "numBytes" através do SOCKET "sock". Os dados
//    a serem enviados devem estar na variável "buf"
//
// ***********************************************

void SendMessageIP ( SOCKET sock, char *buf, int numBytes ) {
    int result = send ( sock, buf, numBytes, 0 );
}

// ***********************************************
//    void ReceiveMessageIP ( SOCKET sock, char *buf, int numBytes )
//
//    Esta função recebe "numBytes" através do 

//   SOCKET "sock". Os dados recebido são armazenados
//   no vetor "buf"
//
// ***********************************************


void ReceiveMessageIP ( SOCKET sock, char *buf, int numBytes ) {
    memset ( buf, 0, numBytes );
    int result = recv ( sock, buf, numBytes, 0 );
    if ( result == SOCKET_ERROR ) {
        printf ( "Error reading socket number %d\n", sock );
        exit (1);
    }
}

// ***********************************************
//   BOOL IsThereAMsg ( SOCKET sock ) 
//
//    Esta função informa se há um dados disponível
// no Socket "sock"
//
// ***********************************************

BOOL IsThereAMsg ( SOCKET sock ) {
    fd_set socketSet;
    const struct timeval FAR timeout = { 0, 0 };
    int result;

    FD_ZERO ( &socketSet );
    FD_SET ( sock, &socketSet );

    result = select ( 1, &socketSet, NULL, NULL, &timeout );
    if ( FD_ISSET ( sock, &socketSet ) )
        return true;

    return false;
}



// ***********************************************
//    SOCKET CreateServerIP ( unsigned short portNum )
//
//    Esta função cria um servidor que "atenderá"
//    através da porta "portNum"
//
//
// ***********************************************



SOCKET CreateServerIP ( unsigned short portNum ) {
    char myName[265];
    HOSTENT *hostent;
    WSAData info;

    SOCKET serverSocket;
    SOCKADDR_IN socketAddr;

    WORD socketVersion = MAKEWORD ( 1, 1 );

    // Setup the socket library version.
    if ( WSAStartup ( socketVersion, &info ) == SOCKET_ERROR ) {
        printf ( "Couldn't initialize the socket library.\n" );
        exit (1);
    }

    // Check the library version.
    if ( info.wVersion != socketVersion ) {
        fprintf ( stderr, "Couldn't initialize the socket library.\n" );
        exit (1);
    }

    // clear the address struct.
    memset ( &socketAddr, 0, sizeof ( struct sockaddr_in ) );

    int result = gethostname ( myName, sizeof ( myName ) );
    if ( result == WSANOTINITIALISED )
        printf ( "Socket library wasn't correctly initialized.\n" );

    // Check our own address.
    hostent = gethostbyname ( myName );
    if ( hostent == NULL )
        return INVALID_SOCKET;

    // Create the socket.
    serverSocket = socket ( AF_INET, SOCK_STREAM, 0 );
    if ( serverSocket == INVALID_SOCKET )
        return INVALID_SOCKET;

    socketAddr.sin_family = hostent->h_addrtype;
    socketAddr.sin_port = htons ( portNum );

    // Bind the socket.
    if ( bind ( serverSocket, ( struct sockaddr * )&socketAddr, sizeof ( struct sockaddr_in ) ) == SOCKET_ERROR ) {
        closesocket ( serverSocket );
        return INVALID_SOCKET;
    }

    listen ( serverSocket, SOMAXCONN );
    printf ( "TCP/IP Server created at port %d.\n", portNum );
    return serverSocket;

}




// ***********************************************
//    SOCKET  
AcceptNewClientIP ( SOCKET serverSocket, SOCKET &newSocket )
//       
//        Esta função recebe um novo cliente do
//        servidor "serverSocket" e devolve no
//        segundo parâmetro o socket do
//        cliente que conectou
// ***********************************************


int
AcceptNewClientIP ( SOCKET serverSocket, SOCKET &newSocket )
{

    newSocket = accept ( serverSocket, NULL, NULL );
    if ( newSocket == INVALID_SOCKET ) {
        fprintf ( stderr, "Error waiting for new connection!\n" );
        closesocket ( serverSocket );
        return 0;
    }   
    printf ( "New client received !\n" );
    return 1;
}



// ***********************************************
// int CheckNewClient(serverSocketIP)
// 
//     verifica se existe um novo cliente para o
//     servidor
// 
// ***********************************************

int CheckNewClient(serverSocketIP)
{
    SOCKET S;
        if ( IsThereAMsg ( serverSocketIP ) )
        {
            ret =
AcceptNewClientIP ( serverSocketIP, S );
            if (ret)
            {
              // Aqui o socket "S" do novo cliente deve ser armazenado
              return 1;
            }
        }
        return 0;
}

// ***********************************************
//    CloseSocket(SOCKET clientSock)
//
//
// ***********************************************

void CloseSocket(SOCKET clientSock)
{
    closesocket(clientsock);
}

FIM