PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO GRANDE DO SUL

FACULDADE DE INFORMÁTICA

 

DEPARTAMENTO: Computação Aplicada

CURSO: Bacharelado em Ciência da Computação

DISCIPLINA: Tópicos Especiais em Computação Gráfica

CÓDIGO: 46272                   CRÉDITOS: 04         CARGA HORÁRIA: 60 horas-aula

VALIDADE: a partir de 2002/I

REQUISITOS:

                                   Pré-requisito: 46262-04 Computação Gráfica

 

 

OBJETIVOS: O cumprimento da disciplina busca dar ao aluno, ao final do semestre, condições de:

 

1.      Dominar conceitos avançados de Realidade Virtual

2.      Capacitar o aluno a projetar e implementar aplicações de realidade virtual

 

EMENTA:

 

Tópicos atuais sobre a matéria da disciplina eletiva.

 

N° da Unidade: 01                    

Conteúdo: Introdução à Realidade Virtual

1.1 Conceitos

1.2 Aplicações

1.3 Componentes de um ambiente de realidade virtual

1.4 Apresentação dos recursos de realidade virtual da PUCRS

1.5 Revisão de OpenGL tridimensional

N° da Unidade: 02

Conteúdo: Ferramentas de desenvolvimento de Ambientes Virtuais

2.1 Sistemas de modelagem deambientes tridimnensionais

2.2 Formatos de arquivos de objetos tridimensionais

2.3 Tipos de bibliotecas de realidade virtual

2.4 Exemplos de utilização de bibliotecas


N° da Unidade: 03                                

Conteúdo: Dispositivos de geração de imagens para realidade virtual

 

3.1 Visão tridimensional: características e requisitos para geração de imagens tridimensionais

3.2 Geração de visualização estereoscópica

3.3 Dispositivos de exibição de imagens estereoscópicas

3.3.1 Head mounted displays

3.3.2 Shutter glasses

3.3.3 Displays de retina

3.3.5 Telas de retro-projeção: CAVES, Workbenches

N° da Unidade: 04                    

Conteúdo: Dispositivos de geração de som tridimensional

 

4.1 Som tridimensional: características e requisitos para geração de som tridimensional

4.2 Processo de determinação da posição da fonte sonora

4.3 Apresentação de sistemas existentes para geração de som tridimensional

N° da Unidade: 05         

Conteúdo: Dispositivos de rastreamento de posição

5.1 Características do processo de rastreamento: gruas de liberdade; resolução; socibilidade; robustez; volume de trabalho

5.2 Cálculo da posição de um ponto no espaço

5.2 Tecnologias de rastreamento: inercial, magnético, acústico, mecânico, óico

5.3 Rastreamento de articulações: dedos e outras articulações

N° da Unidade: 06                    

Conteúdo: Dispositivos de geração de tato e força

6.1 Sensação de tato e força: aspectos anatomo-fisiológicos

6.2 Dispositivos geredores de geometria e textura

6.3 Dispositivos geredores de força

N° da Unidade: 07         

Conteúdo: Interação em Ambients virtuais

7.1 Conceitos introdutórios: metáforas de interação, graus de liberdade, parâmentros do processo interativo

7.2 Técnicas de seleção

7.3 Técnicas de manipulação

7.4 Técnicas de navegação: controle de direção e velocidade do movimento

7.5 Menus e painéis em ambientes imersivos

7.6 Uso de miniaturas, voz  e gestos

N° da Unidade: 08                                 

Conteúdo: Ambientes virtuais colaborativos

8.1 Conceitos

8.2 Requisitos de implementação de ambientes virtuais colaborativos

8.3 Exemplos

N° da Unidade: 09                                

Conteúdo: Realidade Aumentada

9.1 Conceitos Básicos

9.2 Técnicas de Registro

9.3 Técnicas de Oclusão

 

Bibliografia

·          LIVRO(S) TEXTO

1.      Artigos da revista IEEE Computer Graphics and Applications;

2.      Artigos da revista Presence : teleoperators and virtual environments. Cambridge, MA : MIT;

3.      WATT, Alan H. Advanced animation and rendering techniques: theory and practice. San Francisco, CA : ACM Press,  1992. 455 p. ; il. 006.6 W344a

·          LIVRO(S) REFERENCIADO(S)

Ames, Andrea L. VRML 2.0 sourcebook, 1997

Capin, Tolga K et al. Avatars in networked virtual environments, 1999.

Eurographics Workshop: Proceedings 2000

Eurographics Workshop Virtual environments'98 : proceedings, 1998

Eurographics Workshop Virtual environments'99 : proceedings, 1999

IEEE Virtual Reality Annual International Symposium: Proceedings, 1998

IEEE Virtual Reality Conference Usability evaluation techniques for virtual reality technologies, 2001

International Conference on Collaborative Virtual Environments: Proceedings, 2000

Singhal, Sandeep Networked virtual environments : design and implementation, 1999

Sato, Makoto IEEE VR2001 : Workshop on virtual reality and its application for human centered system, 2001

Vince, John Essential virtual reality fast : how to understand the techniques and potential of virtual reality, 1998

Workshop Brasileiro de Realidade Virtual: Anais, 1999

Workshop on Virtual Reality: Proceedings 2000

 

Software de Apoio

1.      Compilador Pascal

2.      Compilador C

3.      Compilador Java

4.      Biblioteca gráfica OpenGL