PPGCC – Linha de Pesquisa SIV

Disciplina: Animação Computadorizada

Horário: 6CD

 

Profa. Dra. Soraia Raupp Musse

 

Ementa:

           

 

UNIDADE: 01

 

1.   Introdução à Pesquisa

1.1         Conceitos

1.2         Redação de papers

1.3         Redação de monografias

1.4         Apresentação oral de trabalhos

 

UNIDADE: 02

 

2.   Introdução à Animação Computadorizada

2.1         Conceitos

2.2         Aplicações

2.3         Apresentação das principais técnicas

 

UNIDADE: 03

 

3.   Investigação sobre fenômenos simuláveis graficamente

3.1         Conceitos

3.2         Investigação do estado-da-arte

 

UNIDADE: 04

 

4.   Modelagem e animação de personagens virtuais

4.1         Objetivos e características da área

4.2         Focado em humanos virtuais

4.2.1    Modelagem de rosto, corpo, roupas, pele, etc

4.2.2    Animação e deformação de cabelos, roupas, esqueleto, etc

4.2.3    MOCAP – Motion Capture

4.2.4    Técnicas de controle de animação

4.3         Tópicos sobre outros personagens virtuais

 

 

UNIDADE: 05

 

5.   Animação Comportamental

5.1         Objetivos e características da área

5.2         Investigação dos principais modelos existentes, focando em:

5.2.1    Ambientes virtuais

5.2.2    Personagens virtuais

 

 

UNIDADE: 06

 

6.   Ambientes Virtuais “inteligentes”

6.1         Conceitos Básicos

6.2         Principais técnicas:

6.2.1    Baseado em regras

6.2.2    Ontologias

6.2.3    Smart environments

6.2.4    Ambientes informados

6.3         Modelos para povoar um ambiente com personagens virtuais