PPGCC – Linha de Pesquisa SIV
Disciplina: Animação Computadorizada
Horário: 6CD
Profa. Dra. Soraia Raupp Musse
Ementa:
UNIDADE: 01
1.
Introdução
à Pesquisa
1.1
Conceitos
1.2
Redação
de papers
1.3
Redação
de monografias
1.4
Apresentação
oral de trabalhos
UNIDADE: 02
2.
Introdução
à Animação Computadorizada
2.1
Conceitos
2.2
Aplicações
2.3
Apresentação
das principais técnicas
UNIDADE: 03
3.
Investigação
sobre fenômenos simuláveis graficamente
3.1
Conceitos
3.2
Investigação
do estado-da-arte
UNIDADE: 04
4.
Modelagem
e animação de personagens virtuais
4.1
Objetivos
e características da área
4.2
Focado
em humanos virtuais
4.2.1
Modelagem
de rosto, corpo, roupas, pele, etc
4.2.2
Animação
e deformação de cabelos, roupas, esqueleto, etc
4.2.3
MOCAP
– Motion Capture
4.2.4
Técnicas
de controle de animação
4.3
Tópicos
sobre outros personagens virtuais
UNIDADE: 05
5.
Animação
Comportamental
5.1
Objetivos
e características da área
5.2
Investigação
dos principais modelos existentes, focando em:
5.2.1
Ambientes
virtuais
5.2.2
Personagens
virtuais
UNIDADE: 06
6.
Ambientes
Virtuais “inteligentes”
6.1
Conceitos
Básicos
6.2
Principais
técnicas:
6.2.1
Baseado
em regras
6.2.2
Ontologias
6.2.3
Smart environments
6.2.4
Ambientes
informados
6.3
Modelos
para povoar um ambiente com personagens virtuais