Trabalho I (2013/1)

Disciplina: Computação Gráfica
Professores: Soraia R. Musse 

Detectando Componente facial

 

 

 

Descrição:

O primeiro trabalho prático da disciplina de Computação Gráfica I, que deverá ser feito em dupla ou individualmente, consiste em desenvolver uma aplicação em OpenCV para detectar a boca ou olhos em faces.

 

A primeira etapa do trabalho consiste em ler as imagens e detectar a face. Vários são os exemplos que você vai encontrar para resolver o problema na internet. A sugestão é você usar o algoritmo do ViolaJones (implementado no OpenCV) que usa a técnica de Haar Cascade.

 

A segunda etapa consiste em dividir a área da face em ROIs (regiões de interesse – também existem chamadas de funções para encontrar as ROIs) para detectar features dos olhos ou boca. Use sua criatividade, pesquise, teste e tente resolver o problema. A imagem abaixo mostra o padrão MPEG-4 para animação facial. Escolha o componente facial que você vai trabalhar e tente achar o máximo de pontos. Dica: várias funções já existem no OpenCV... mas você pode desenvolver outras...

 

Você pode usar detector de contornos (como no exemplo da aula) e ainda aplicar o detector de componentes conexos (cvblobs, Exemplo do CVBlob). Abaixo exemplo da utilização do cvblob.

 

Neste link http://www2.imm.dtu.dk/~aam/datasets/datasets.html você achará um conjunto de imagens para serem usadas como teste.

 

Avaliação:

Os trabalhos serão avaliados pelo funcionamento do programa, domínio dos conceitos empregados e organização e sucesso da solução. Os critérios de avaliação sobre um total de 10 pontos são os seguintes:

  • 1.0  ponto - considera a documentação (paper) a ser entregue. Os critérios que serão avaliados na documentação são:
    • Apresentação do problema e soluções implementadas;
    • Clareza do texto;
    • Metodologia científica.
  • 8 pontos – Fases corretas do pipeline para solução do problema.
  • 1 ponto - Extras (aquele algo a menos, ou algo a mais que não foi previsto previamente)

 

IMPORTANTE:

  • Todos os trabalhos deverão ser entregues e apresentados na data marcada. Caso contrário, serão DESCONTADOS 2.0 pontos no primeiro dia de atraso e 1.0 ponto nos dias seguintes. Não serão aceitos trabalhos com mais de TRÊS dias de atraso !!!
  • Trabalhos copiados resultarão em nota zero para todos os alunos envolvidos;
  • Trabalhos feitos com a ajuda de terceiros resultarão em nota zero e são passíveis de processos legais;
  • Os alunos que não souberem responder prontamente as perguntas feitas pelos professores sobre a implementação do trabalho também terão nota zero no trabalho. Portanto, para trabalhos que indiquem fraude, o professor pode questionar além do assunto dos trabalhos no sentido de verificar a fraude.