Trabalho I (2013/2)
Disciplina: Computação
Gráfica
Professores: Soraia R. Musse
Implementando um mouse com visão computacional
Descrição: O primeiro
trabalho prático da disciplina de Computação Gráfica I, que deverá ser feito em dupla ou individualmente,
consiste em desenvolver uma aplicação em OpenCV para detectar objetos de uma cor específica
em vídeos. A ideia é utilizar este objeto como um “mouse” 3D no espaço real. A primeira etapa do trabalho consiste
em ler imagens da webcam. A segunda etapa consiste em selecionar a cor desejada do objeto e
tentar acompanhá-lo na medida que este objeto se
move. Use sua criatividade, pesquise, teste e tente
resolver o problema. As imagens abaixo ilustram o problema que você tem que
resolver. Dica: várias funções já existem no OpenCV (http://docs.opencv.org/) mas você
pode desenvolver outras... A terceira
etapa deve ser focada na geração de uma trajetória a partir do centro do
objeto detectado. Esta trajetória pode servir como um mouse, se assim você
configurar, como na figura a direita (veja o vídeo). Avaliação: Os trabalhos serão avaliados pelo funcionamento
do programa, domínio dos conceitos empregados e organização e sucesso da
solução. Os critérios de avaliação sobre um total de 10 pontos são os
seguintes:
IMPORTANTE:
|
|