Trabalho I (2013/2)

Disciplina: Computação Gráfica
Professores: Soraia R. Musse 

Implementando um mouse com visão computacional

 

 

 

Descrição:

O primeiro trabalho prático da disciplina de Computação Gráfica I, que deverá ser feito em dupla ou individualmente, consiste em desenvolver uma aplicação em OpenCV para detectar objetos de uma cor específica em vídeos. A ideia é utilizar este objeto como um “mouse” 3D no espaço real.

A primeira etapa do trabalho consiste em ler imagens da webcam. A segunda etapa consiste em selecionar a cor desejada do objeto e tentar acompanhá-lo na medida que este objeto se move. Use sua criatividade, pesquise, teste e tente resolver o problema. As imagens abaixo ilustram o problema que você tem que resolver. Dica: várias funções já existem no OpenCV (http://docs.opencv.org/) mas você pode desenvolver outras...

A terceira etapa deve ser focada na geração de uma trajetória a partir do centro do objeto detectado. Esta trajetória pode servir como um mouse, se assim você configurar, como na figura a direita (veja o vídeo).

 

Avaliação:

Os trabalhos serão avaliados pelo funcionamento do programa, domínio dos conceitos empregados e organização e sucesso da solução. Os critérios de avaliação sobre um total de 10 pontos são os seguintes:

  • 1.0  ponto - considera a documentação (artigo) a ser entregue. Os critérios que serão avaliados na documentação são:
    • Apresentação do problema e soluções implementadas;
    • Clareza do texto;
    • Metodologia científica (introdução, trabalhos relacionados, metodologia, resultados e considerações finais).
  • 8 pontos – Fases corretas do pipeline para solução do problema.
  • 1 ponto - Extras (aquele algo a menos, ou algo a mais que não foi previsto previamente)

 

IMPORTANTE:

  • Todos os trabalhos deverão ser entregues e apresentados na data marcada. Caso contrário, serão DESCONTADOS 2.0 pontos no primeiro dia de atraso e 1.0 ponto nos dias seguintes. Não serão aceitos trabalhos com mais de TRÊS dias de atraso !!!
  • Trabalhos copiados resultarão em nota zero para todos os alunos envolvidos;
  • Trabalhos feitos com a ajuda de terceiros resultarão em nota zero e são passíveis de processos legais;
  • Os alunos que não souberem responder prontamente as perguntas feitas pelos professores sobre a implementação do trabalho também terão nota zero no trabalho. Portanto, para trabalhos que indiquem fraude, o professor pode questionar além do assunto dos trabalhos no sentido de verificar a fraude.