PUCRS
Faculdade de Informática
Programação C/C++

Utilização de Interfaces Gráficas em C/C++

Introdução


Para desenvolver um programa com uma Iterface Gráfica (GUI - Graphical User Interface), podem ser utilizadas inúmeras bibliotecas. Entre elas destacam-se
Qt, FLTK, wxWidgets

No ambiente dos laboratórios da FACIN, para LINUX, recomendamos o uso do wxWidgets, dentro do ambiente de desenvolvimento Code::Blocks.

wxWidgets no Code::Blocks - Linux


Para utilizar o wxWidgets no Lapro, dentro do ambiente Linux/FEDORA, baixe o arquivo
TesteWX-CODEBLOCKS-LINUX.zip e descompacte-o dentro do diretório onde você irá criar sua aplicação.

A partir deste momento você pode criar sua interface utilizando os recursos do Code::Blocks.

Para tanto, abra o Code::Blocks e selecione a opção Open no menu File. Abra o arquivo TesteWX.cbp que deve estar no diretório TesteWX-CODEBLOCKS-LINUX,  criado quando você descompactou o zip.  

Detalhes sobre o processo de instalação podem ser obtidos em 


Para utilizar o wxWidgets no Laboratório de Redes dentro do ambiente Linux/UBUNTU baixe o arquivo WxTeste.tar.gz e descompacte-o dentro do diretório onde você irá criar sua aplicação.  Se for preciso instalar o Code::Blocks no Ubuntu, siga os passos descritos na página http://www.inf.pucrs.br/~pinho/CPP/GUI/WXUBUNTU/CodeBlocksNoUbuntu.html



wxWidgets no wxDevCPP - Windows


Para utilizar o wxWidgets no Lapro, dentro do ambiente Windows, baixe o arquivo
TesteWX-DEV-WINDOWS.zip e descompacte-o dentro do diretório onde você irá criar sua aplicação.

A partir deste momento você pode criar sua interface utilizando os recursos do wxDevCPP
Para tanto, abra o wxDevCPP e selecione a opção Open no menu File. Abra o arquivo TesteWX.dev que deve estar no diretório TesteWX-DEV-WINDOWS,  criado quando você descompactou o zip.