Trabalho I (2011/1)

Disciplina: Computação Gráfica
Professores: Soraia R. Musse e Márcio Pinho

 

Contando estruturas segmentadas

 

 

NOVIDADE: Exemplo do CVBlob

 

 

Descrição:

O primeiro trabalho prático da disciplina de Computação Gráfica I, que deverá ser feito em dupla ou individualmente, consiste em desenvolver uma aplicação em OpenCV para detectar (segmentar e contar) estruturas de interesse em uma imagem.

 

A primeira etapa do trabalho consiste em ler as imagens, transformá-las para tons de cinza se não forem e binarizá-las. Use como exemplo o trabalho desenvolvido na aula do dia 23/3/2011.

 

A segunda etapa consiste em usar detecção de contornos, se necessário para a próxima etapa, e mexer nos parâmetros de maneira que os contornos possam ser usados para detecção de componentes conexos.

 

A terceira etapa consiste em usar o detector de componentes conexos (cvblobs, CBlobResult, etc...) para segmentar as regiões conexas da imagem, conforme mostra a imagem abaixo.

 

A quarta etapa, por fim, consiste em recuperar o número de estruturas conexas da foto e informá-las ao usuário do protótipo.

 

Aqui tu acharás um conjunto de imagens para serem usadas como teste.

 

Avaliação:

Os trabalhos serão avaliados pelo correto funcionamento do programa, domínio dos conceitos empregados e organização da apresentação. Os critérios de avaliação sobre um total de 10 pontos são os seguintes:

  • 1.5 pontos - considera a documentação a ser entregue. Os critérios que serão avaliados na documentação são:
    • Apresentação do problema e soluções implementadas;
    • Clareza do texto;
    • Metodologia científica.
  • 7.5 pontos – Fases corretas do pipeline para solução do problema.
  • 1 ponto - Extras (aquele algo a menos, ou algo a mais que não foi previsto previamente)

 

IMPORTANTE:

  • Todos os trabalhos deverão ser entregues e apresentados na data marcada. Caso contrário, serão DESCONTADOS 2.0 pontos no primeiro dia de atraso e 1.0 ponto nos dias seguintes. Não serão aceitos trabalhos com mais de TRÊS dias de atraso !!!
  • Trabalhos copiados resultarão em nota zero para todos os alunos envolvidos;
  • Trabalhos feitos com a ajuda de terceiros resultarão em nota zero e são passíveis de processos legais;
  • Os alunos que não souberem responder prontamente as perguntas feitas pelos professores sobre a implementação do trabalho também terão nota zero no trabalho. Portanto, para trabalhos que indiquem fraude, o professor pode questionar além do assunto dos trabalhos no sentido de verificar a fraude.