O Curso
O setor de jogos não para de crescer no Rio Grande do Sul, no Brasil e no mundo. Apenas no estado, já são mais de 50 empresas no setor e o número continua aumentando, com o apoio do governo e de uma associação forte (ADJOGOSRS). Há espaço para novas empresas e o setor de jogos digitais carece de profissionais qualificados. A partir disso, o curso de Especialização em Desenvolvimento de Jogos Digitais da PUCRS foi concebido em 2010 com o objetivo de formar profissionais para que possam executar com maior eficiência as suas tarefas. Também visa à qualificação de iniciantes e/ou dos que desejam ingressar no segmento. Atualmente, já na 11ª edição, o curso proporciona imersão e capacitação na área e oferece, tanto aos estudantes como aos que já trabalham no setor, adequação às exigências atuais do mercado através do conhecimento técnico específico.
Público alvo
Profissionais com curso superior que atuam em projetos na área de desenvolvimento de jogos ou aplicações interativas, seja no desenvolvimento de software ou no projeto/design de roteiros ou conteúdo, e que também desejam se especializar e/ou atualizar seu know-how nessa área.
Carga horária
360 horas/aula obrigatórias, de um total de 600 horas/aula. O curso é oferecido através de duas ênfases: Programação ou Design. Clique aqui e veja as disciplinas.
Coordenação
Prof. Marcelo Cohen (EP) e
Prof. André Pase (FAMECOS).
Dias e horários
Encontros semanais, todos os dias, conciliando a ênfase escolhida e demais disciplinas cursadas. Horário das aulas: 19h30min às 22h45min.
Disciplinas
São oferecidas duas ênfases, uma voltada para Programação dos jogos digitais e a outra voltada para tópicos de Design.
Por não haver sobreposição de horários, os alunos podem cursar todas as disciplinas se quiserem.
Para aprovação, são exigidas as 360 horas da ênfase escolhida: Programação ou Design.
Ênfase em Programação
A ênfase de Programação é voltada para profissionais formados em cursos de Computação (Ciência da Computação, Engenharia de Computação, Engenharia de Software ou Sistemas de Informação).
Através de quatro disciplinas, aborda os tópicos essenciais da área de Computação para o desenvolvimento de jogos: programação de jogos 2D e 3D, técnicas de Inteligência Artificial e a utilização de redes de computadores para jogos multiplayer.
Inteligência Artificial
60 horas/aulaA disciplina aborda conceitos da área como representação do conhecimento, inferência, fuzzy logic, redes neurais artificiais e algoritmos genéticos, discutindo e explorando de forma prática as suas aplicações em jogos.
Programação I
60 horas/aulaConceitos; Introdução aos jogos 2D; Modelagem de ambientes 2D; Sprites; Física e animação em 2D; Dispositivos de Entrada; Game Engines; Técnicas avançadas.
Programação II
60 horas/aulaConceitos; Introdução aos jogos 3D; Uso de modelos 3D; Técnicas de gameplay; Interação; Scripts; Física e Animação em 3D; Dispositivos de Entrada; Game Engines.
Redes Aplicadas a Jogos
60 horas/aulaFundamentos de redes, bibliotecas de comunicação, arquiteturas cliente-servidor e P2P. Considerações no projeto de jogos multiplayer, análise e otimização de desempenho em redes. Algoritmos distribuídos para jogos multiplayer (sincronização de eventos e tempo). Tecnologias de redes wireless (IR, Bluetooth, GPRS, 3G, WiFi). Programação de dispositivos móveis (J2ME, SNAP Mobile).
Ênfase em Design
A ênfase de Design é voltada para profissionais formados em cursos de Comunicação Social, Tecnologia em Produção Audiovisual, Design Gráfico e Letras.
Explorando amplamente técnicas essenciais da indústria como Modelagem e Animação, também envolve a produção de Roteiros e Design de Conteúdo para jogos digitais.
Animação
60 horas/aulaA disciplina trata dos aspectos da animação aplicada a videogames. Princípios da animação tradicional (métodos de animação, tempo, espaçamento, quadros-chave, in-betweening), princípios da animação tradicional (transformações, timeline, interpolação e curvas de parâmetros), preparação de personagens para animação (rigging, skinning, controles de animação), animação para videogames (animação sem câmera, ciclos de animação, transição entre animações), técnicas de animação facial e morphing, técnicas avançadas (cinemática inversa, ligação de parâmetros).
Design de Jogos
60 horas/aulaA disciplina foca em game design, discutindo vários conceitos importantes para a criação de jogos (seja digital ou analógico). Etapas do processo de desenvolvimento, motivação e tipos de jogadores, gameplay (mecânicas, espaço de possibilidades, complexidade emergente, estratégias, dentre outros elementos), pacing, balanceamento, criação de fases (level design), interface, MDA framework, rational game design, documentação.
Modelagem 3D
60 horas/aulaConceitos básicos; Técnicas de modelagem 2D e 3D; Criação de modelos low-poly; Técnicas de texturização; Tópicos avançados de modelagem.
Narrativas Interativas
60 horas/aulaA disciplina discute os aspectos básicos de um roteiro para videogame. Narrativas com diversos finais, criação de personagens interativos e não-interativos e as possibilidades para a realização de produções com ferramentas de jogos serão abordadas.
Ambas as ênfases
As seguintes disciplinas são obrigatórias para ambas as ênfases, pois são consideradas essenciais para a formação de cada aluno:
Entretenimento Eletrônico
30 horas/aulaA disciplina apresenta os conceitos básicos do entretenimento eletrônico. São discutidas a progressão e desenvolvimento da área, com a exploração de aspectos gerais dos jogos. Além disso, traça uma topografia da área, discutindo a produção de serious games e advergames.
Gestão de Marketing e Negócios
30 horas/aulaVoltada para o planejamento e concepção de projetos de jogos digitais com um viés mercadológico e de negócios, levando em consideração pesquisa e análise de tendências de mercado. Técnicas de análise orçamentária e elaboração de apresentações para prospecção de investimentos e parcerias. Estratégias de divulgação, vendas e relacionamento com imprensa, influenciadores e o público em geral, considerando as particularidades das diferentes plataformas e pontos-de-venda.
Produção e Gerenciamento de Projetos
30 horas/aulaFundamentos de gerenciamento de projetos: PMBOK, Waterfall, Scrum, Kanban, Lean Development. Gestão de pessoas. Criação e análises de orçamentos. Priorização de tarefas. Técnicas de negociação e relacionamento com fornecedores, investidores, colegas de trabalho e demais partes interessadas que compõem um estúdio ou time de desenvolvimento de jogos.
Projeto Final
30 horas/aulaA disciplina realiza um fechamento do curso, proporcionando a criação de um produto de entretenimento eletrônico, que integra os alunos das áreas de design e programação. A disciplina tem 30 horas/aula, porém o laboratório estará disponível a noite toda para o desenvolvimento do projeto.
Professores
André Fagundes Pase
Famecos
Jornalista e doutor em comunicação pela Faculdade de Comunicação Social da PUCRS. Atua on-line desde 1995 e pesquisa novas mídias, convergência, relações entre as diversas linguagens, cibercultura, vídeo on-line, TV Digital e entretenimento eletrônico.
Bruno Ferreira
Aquiris Game Studio
Desenvolvedor de jogos há mais de 10 anos com mais de 15 projetos lançados. Atualmente é Programador Sênior na Aquiris Game Studio, tendo participado de projetos em parceria com a Cartoon Network (Ben 10: Wrath of Psychobos, Great Prank War, Last Villain Standing, Superstar Soccer Goal), assim como franquias próprias de sucesso da Aquiris como Horizon Chase Turbo e Ballistic Overkill.
Cristina Moreira Nunes
Escola Politécnica
Professora da Faculdade de Informática (Escola Politécnica) desde 2001, atua como docente nas disciplinas de Redes de Computadores, Gerência de Redes e Laboratório de Redes. Concluiu o doutorado em Ciência da Computação pela PUCRS em 2010, cujo trabalho versou sobre tema na área redes sem fio tolerantes a atrasos. Possui interesse nas áreas de Redes e Sistemas Distribuídos.
Felipe Peruzzo Milkewicz
Monsterbed Game Studio
Graduado em Desenvolvimento de Jogos Digitais pela Feevale e pós graduado em Jogos Digitais pela PUCRS, tem mais de 7 anos de experiência em Animação voltada para Jogos Digitais, já tendo trabalhado em vários projetos e empresas. Atualmente, além de ser sócio fundador da MonsterBed Game Studio, é professor de 3D de Personagem, 3D de Cenário e Game Design da Uniritter. Teve participação na fundação da Associação de Jogos Digitais do Rio Grande do Sul (ADJOGOS) como membro diretor.
Marcelo Cohen
Escola Politécnica
Professor na Faculdade de Informática (Escola Politécnica) desde 1996, atuando em disciplinas de Computação Gráfica e programação. Doutor em Ciência da Computação pela University of Leeds (UK, 2006). Interesse nas áreas de Jogos, Realidade Virtual, Visualização e Computação Gráfica em geral. É co-autor, em parceria com a profa. Isabel Manssour, do livro "OpenGL: Uma Abordagem Prática e Objetiva", primeira obra nacional sobre o assunto. É o coordenador deste curso pela Escola Politécnica.
Mauricio Bammann Gehling
Autônomo
Professor na Unisinos desde 2004, no curso de graduação em Jogos Digitais, atuando em disciplinas sobre Game Design e Arte 3D. Mestre em Computação Aplicada pela Unisinos. Trabalhou na Southlogic Studios (posteriormente adquirida pela Ubisoft) como animador, level designer e modelador, nos títulos Trophy Hunter 2003 e Deer Hunter 2004 / 2005, jogos que foram publicados pela Atari. Anteriormente atuou como artista na produção de animações e efeitos especiais para publicidade na Animaholics Digital Arte. O seu jogo Reflexor Zero ganhou o prêmio de melhor jogo independente para PC, no festival de jogos do SBGames 2009 e foi finalista no Game Music Brasil 2011 (categoria jogos indie).
Roberto Tietzmann
Famecos
Professor dos cursos de Publicidade e Tecnologia em Produção Audiovisual (Teccine). Escreveu e dirigiu diversas obras audiovisuais e peças interativas. Interesse nas áreas de contato entre cinema, design e tecnologia. Doutorando do programa de pós-graduação em comunicação da PUCRS, onde realiza pesquisa sobre efeitos visuais e linguagem cinematográfica.
Ricardo Coimbra da Rocha
RC11 Studio
Trabalhou como diretor de arte para a Ubisoft Porto Alegre, empresa com atuação mundial no mercado de jogos eletrônicos. Participou no desenvolvimento de jogos para clientes como Atari, Digital Extremes, Vicious Cycle/Dreamworks, Bottlerocket, Microtime/Kellogs e Ubisoft. Também atua como artista plástico e tem trabalhos de ilustração digital publicados em diversos livros, sites e revistas. Tem bacharelado em Artes Visuais com ênfase em escultura pelo IA-UFRGS. Site pessoal: http://www.ricardorocha.cc
Sílvia Maria Wanderley Moraes
Escola Politécnica
Professora da Escola Politécnica desde agosto de 1997, atuando na disciplina de Inteligência Artificial no curso de Sistemas de Informação da Escola Politécnica. Professora colaboradora do Grupo de Pesquisa em Linguagem Natural da PUCRS. Doutora em Ciência da Computação PPGCC / PUCRS (2012), sobre aprendizagem de estruturas ontológicas. Principais interesses de pesquisa relacionados ao processamento de linguagem natural e à inteligência artificial: mineração de texto, a categorização de texto, agrupamento de texto, aprendizagem automática, aprendizagem de ontologias, extração de conceitos, etc.
Vitor Severo Leães
Aquiris Game Studio
Especialista em Desenvolvimento de Jogos Digitais pela PUCRS e Bacharel em Desenho Industrial pela UFSM, foi um dos sócios da Swordtales Game Studio, atuando como produtor executivo no jogo independente Toren. Fez parte da primeira gestão da ADJOGOSRS (Associação de Desenvolvedores do RS) como Diretor Financeiro, representando o setor em eventos nacionais e internacionais. Atualmente trabalha como produtor na Aquiris Game Studio, gerenciando equipes de arte interna e terceirizada. Possui experiência em gestão empresarial, métodos ágeis, marketing e gerenciamento de projetos para jogos em plataformas mobile, consoles, computadores e board games.
Cronograma
1° semestre - 2022/2
- Legenda:
- Programação
- Design
- Ambas as Ênfases
Horário | Seg | Ter | Qua | Qui | Sex |
---|---|---|---|---|---|
L - 19:30 | Design de Jogos | Programação I | Modelagem | Entretenimento Eletrônico | Inteligência Artificial |
M - 20:15 | Design de Jogos | Programação I | Modelagem | Entretenimento Eletrônico | Inteligência Artificial |
N - 21:15 | Design de Jogos | Programação I | Modelagem | Inteligência Artificial | |
P - 22:00 | Design de Jogos | Programação I | Modelagem | Inteligência Artificial |
2° semestre - 2023/1
Horário | Seg | Ter | Qua | Qui | Sex |
---|---|---|---|---|---|
L - 19:30 | Narrativas Interativas | Programação II | Produção e Gerenciamento de Projetos | Animação | Redes aplicadas a Jogos |
M - 20:15 | Narrativas Interativas | Programação II | Produção e Gerenciamento de Projetos | Animação | Redes aplicadas a Jogos |
N - 21:15 | Narrativas Interativas | Programação II | Animação | Redes aplicadas a Jogos | |
P - 22:00 | Narrativas Interativas | Programação II | Animação | Redes aplicadas a Jogos |
3° semestre - 2023/2
Horário | Seg | Ter | Qua | Qui | Sex |
---|---|---|---|---|---|
L - 19:00 | Gestão de Marketing e Negócios | Projeto Final | |||
M - 20:15 | Gestão de Marketing e Negócios | Projeto Final | |||
N - 21:15 | (Reservado) | ||||
P - 22:00 | (Reservado) |
Gostou?
Inscrições abertas!
Início do curso: 01 de agosto de 2022
A inscrição pode ser realizada de forma online ou presencialmente. O candidato deverá encaminhar o currículo para o setor de Educação Continuada da PUCRS, e a seleção ocorre a partir da análise do mesmo. A critério da coordenação, pode ser necessária uma entrevista individual.
Os documentos necessários para a inscrição são:
● Cópia (frente e verso) do diploma de graduação
● Cópia da carteira de identidade
O pagamento do valor de matrícula deverá ser realizado na data da matrícula. O valor diferenciado, para as demais parcelas, é concedido a partir da primeira mensalidade do curso. As mensalidades iniciarão após o início do curso, com vencimento no dia 15 de cada mês, via boleto bancário.
Investimento
R$ 980mensais
em geral
18 parcelas de R$ 980,00
R$ 862,40mensais
PUCRS
18 parcelas de R$ 862,40
R$ 882 - 931mensais
TECNOPUC
Grupos 5 a 9 pessoas: R$ 931
Grupos 10 a 19 pessoas: R$ 906,50
Grupos 20 ou mais pessoas, empresas conveniadas, funcionários do TECNOPUC: R$ 882,00 Detalhes
R$ 784mensais
18 parcelas de R$ 784,00 Professores e ténicos administrativos da Rede Marista
R$ 784mensais
60 anos
18 parcelas de R$ 784,00 Estudantes com faixa etária igual ou superior a 60 anos
R$ 490mensais
18 parcelas de R$ 490,00 Funcionários PUCRS, HSL, INSCER, Centro Clínico e FIJO
Desconto para matrícula antecipada:
R$ 784,00até 12/12/2021
Dúvidas?
Entre em contato com a gente!
Educação Continuada da PUCRS
Av. Ipiranga, 6681 | Prédio 15 | sala 112
CEP: 90619-900 | Porto Alegre/RS - Brasil
(51) 3320-3727
[email protected]
Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação
PUCRS - Escola Politécnica
Prédio 32 | Sala 501
(51) 3353-6334
De Seg a Sex, das 7h30 às 22h45.
[email protected]
Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social
PUCRS - Escola de Comunicação, Artes e Design (Famecos)
Prédio 7 | Sala 319
(51) 3320.3658
De Seg a Sex, das 8h30 às 12h e das 13h30 às 17h30.
[email protected]