Valores Booleanos e Expressões Booleanas

O tipo de dado em Python que armazena valores true e false é chamado bool, nomeado a partir do matemático inglês, George Boole. Ele criou a Álgebra Booleana , que é a base de toda a aritmética em um computador.

Só existem dois valores booleanos. Eles são True e False. É importante cuidar a letra maiúscula, uma vez que true e false não são valores booleanos.

Nota

Valores booleanos não são strings (texto)!

É extremamente importante perceber que True e False não são strings. Eles não são escritos entre aspas. Eles são os únicos valores possíveis no tipo de dado bool. Dê uma boa olhada nos tipos mostrados abaixo.

Uma expressão booleana é uma expressão que resulta em um valor booleano. O operador de igualdade, ==, compara dois valores e produz um valor booleano de acordo com o fato dos dois valores serem iguais ou não.

No primeiro comando, os dois operandos são iguais, então a expressão resulta em True. No segundo comando, 5 não é igual a 6, então o resultado é False.

O operador == é um dos seis operadores relacionais (de comparação) mais comuns. Os outros são:

x != y               # x não é igual a y
x > y                # x é maior que y
x < y                # x é menor que y
x >= y               # x é maior ou igual a y
x <= y               # x é menor ou igual a y

Apesar dessas operações serem provavelmente familiares a você, os símbolos usados em Python são diferentes dos símbolos matemáticos. Um erro comum é usar um único sinal de igual (=) ao invés de um igual duplo (==). Lembre-se que = é o operador de atribuição e == é o operador de comparação. Além diso, não existe =< nem =>.

Observe que um teste de igualdade é comutativo, mas atribuição não é! Por exemplo, se a == 7 então 7 == a. Porém em Python, o comando a = 7 é válido, mas 7 = a não é (você consegue explicar o motivo?)

Veja se você entendeu

Next Section - Operadores lógicos