Variáveis¶
Uma das características mais poderosas de uma linguagem de programação é a habilidade de manipular variáveis. Uma variável é um nome que se refere a um valor.
Comandos de atribuição criam novas variáveis e também fornecem a elas os valores aos quais farão referência.
message = "What's up, Doc?"
n = 17
pi = 3.14159
Esse exemplo faz três atribuições. A primeira associa a string "What's up, Doc?"
a uma
nova variável chamda message
. A segunda atribui o inteiro 17
a n
, e a terceira
associa o valor float 3.14159
a uma variável chamada pi
.
O operador de atribuição, =
, não deve ser confundido com igualdade (mais tarde veremos que igualdade usa o operador ==
). O comando de atribuição associa um nome, à esquerda do operador, com um valor, à direita. Por essa razão, o comando seguinte produzirá um erro:
17 = n
Tip
Quando estiver lendo ou escrevendo um programa, diga para você mesmo “17 é atribuído a n” or “n recebe o valor 17” or “n é uma referência ao objeto 17” or “n se refere ao objeto 17”. Não diga “n é igual a 17”.
Uma maneira de representar variáveis no papel é escrevendo o nome da variável com uma seta apontando para o seu valor. Esse tipo de figura, chamado de diagrama de referência, é também chamado de estado instantâneo porque nos mostra o estado de cada variável em um determinado instante de tempo. O diagrama a seguir mostra o resultado dos comandos de atribuição mostrados anteriormente.

Se você usar o comando print para exibir uma variável, ele irá mostrar o valor que está associado a ela no momento. Em outras palavras, ao imprimir uma variável será mostrado o valor referenciado por ela.
Em cada caso o resultado é o valor da variável. Para ver isso em mais detalhes, podemos executar o programa usando o codelens:
(ch02_9_codelens)
Agora você pode executar um comando por vez e visualizar o valores que cada variável referencia à medida em que elas são criadas.
Variáveis também têm tipos; novamente, podemos perguntar ao interpretador quais são eles.
O tipo de uma varíavel corresponde ao tipo do objeto que está sendo referenciado por ela.
Nós usamos variáveis em um programa para “lembrar” coisas, como o placar atual de um jogo de futebol. Mas variáveis são variáveis, ou seja, elas podem mudar ao longo do tempo, da mesma forma que o placar do jogo varia. Você pode associar um valor a uma variável, e depois associar um valor diferente à mesma variável.
Note
Isso é completamente diferente da matemática! Na matemática, se você dá a x o valor 3, ele não pode ser alterado durante os cálculos!
Para enxergar isso, leia e então execute o seguinte programa. Você irá notar que mudarmos o valor de dia três vezes, e na terceira atribuição nós inclusive mudamos o tipo de dado armazenado (o que não é recomendado).
(ch02_11)
Boa parte da programação é fazer com que o computador se lembre de coisas. Por exemplo, imagine que desejarmos manter o número de chamadas perdidas no nosso telefone. Cada vez que uma chamada for perdida, teremos que fazer com que a variável correpondente seja alterada.
Teste seu entendimento
- Nada é exibido, ocorre um erro de execução.
- Em Python, é possível mudar o tipo de dado armazenado em uma variável.
- Quinta-feira
- Esse é o primeiro valor associado à variável dia, mas os comandos seguintes associam a variável a outros valores.
- 32.5
- Esse é o segundo valor associado à variável dia, mas o comando seguinte associa a variável à outro valor.
- 19
- A variável dia irá conter o último valor associado a ela.
data-4-1: O que será exibido quando executarmos os comandos abaixo?
dia = "Quinta-feira"
dia = 32.5
dia = 19
print(dia)