Entrada

O programa para conversão de minutos funciona perfeitamente, mas é muito limitado porque o valor de minutos para totalMins é fixo. E se desejássemos que o usuário pudesse digitar qualquer valor para o número de minutos?

Para fazer isso, precisamos uma forma de obter dados do usuário. Por sorte, em Python há uma função pronta que faz isso, denominada input.

n = input("Por favor digite o seu nome: ")

A função input permite que apresentemos um texto (ou prompt). Quando a função é executada, o prompt é exibido. O usuário do programa pode digitar seu nome e pressionar return. Quando isso acontece, o texto digitado é retornado pela função input, e nesse caso, é associado à variável n. Experimente algumas vezes este exemplo e tente nomes diferentes na caixa de entrada que aparece.

É fundamental lembrar que a função input retorna uma string. Mesmo se você pedir para o usuário digitar a sua idade, você obterá como resposta uma string como "17". Portanto, é o seu trabalho, como programador, converter essa string em um int ou float usando as funções de conversão int ou float que vimos antes.

Dessa forma, para modificar o programa dos minutos, adicionaremos um comando input para permitir a digitação do número de minutos. Então converteremos essa string para um inteiro. A partir desse ponto, o programa é igual. Para completar o exemplo, adicionaremos a saída apropriada:

A variável entrada corresponde à string que foi digitada pelo usuário. Como dito antes, mesmo que a esta string seja 150, ainda assim é uma string e não um número. Para convertê-la a um número, usamos a função int. O resultado é referenciado por totalMins. Agora, cada vez que você executar o programa, poderá digitar um novo valor para o total de minutos a converter!

É bastante comum combinar o uso da função input com a função int, para ler uma string e convertê-la imediatamente. Dessa forma, não é necessário criar a variavel entrada:

Teste seu entendimento

Next Section - Exercícios