Valores e Tipos de Dados

Um valor é uma das coisas fundamentais – como uma palavra ou um número — que um programa manipula. Já vimos diversos valores: 5, 26.5, "Adicionando...", etc. Frequentemente nos referimos a esses valores como objetos e usaremos as palavras valor e objeto indiscriminadamente.

Note

Na verdade, o 2 e o 3 que são parte da adição acima também são valores (objetos).

Esses objetos são classificados em diferentes classes, ou tipos de dados:4 é um inteiro, e "Olá, Mundo!" é uma string (cadeia de caracteres), assim chamada porque contém uma sequência de letras ou símbolos. Você (e o interpretador) podem identificar strings porque elas estão entre aspas.

Note

Quando mostramos o valor de uma string usando a função print, como no terceiro exemplo acima, as aspas não estão presentes. O valor da string é a sequência de caracteres dentro das aspas. As aspas são necessárias apenas para delimitar a string.

No shell de Python, não é necessário usar a função print para ver os valores acima. O shell executa a função e automaticamente exibe o resultado. Por exemplo, considere a sessão de shell abaixo: quando pedimos para o shell executar "Olá, Mundo!", ele responde com a resposta apropriada e continua exibindo o prompt para o próximo uso.

Python 3.1.2 (r312:79360M, Mar 24 2010, 01:33:18)
[GCC 4.0.1 (Apple Inc. build 5493)] on darwin
Type "help", "copyright", "credits" or "license" for more information.
>>> "Olá, Mundo!"
'Olá, Mundo!'
>>> 17
17
>>> 2 + 3
5
>>>

Observe que no último exemplo, estamos solicitando que o shell realize o cálculo informado. O resultado é o que esperamos: 5.

Continuando com nossa discussão de tipos de dados, números com um ponto decimal pertencem a uma classe denominada float, porque esses números estão representados em um formato chamado ponto flutuante.

E se usarmos valores como "17" e "3.2"? Eles parecem números, mas estão entre aspas, como strings.

Execute o código acima: qual é o resultado? “2”+”3” produz “23”, ou seja, a operação de adição para strings tem outro significado: ela junta (dizemos: “concatena”) duas strings.

Strings em Python podem estar entre apóstrofos (') ou aspas ("), ou três de cada (''' ou """)

Strings entre aspas podem conter apóstrofos dentro delas, como em "Isto é um apóstrofo: '", e strings entre apóstrofos podem conter aspas dentro delas, como em 'Os cavaleiros que dizem "Ni!"'. Strings delimitadas por 3 aspas ou apóstrofos são chamadas de strings triplas (triple quoted strings) Elas podem conter aspas, apóstrofos ou qualquer string entre elas:

Strings triplas podem inclusive se estender por várias linhas:

Python não se importa se você usa aspas ou apóstrofos ou strings triplas. Uma vez que tenha interpretado corretamente o texto, a forma como este é armazenado é igual em todos os casos, e os delimitadores não vão fazer parte do valor.

Verifique seu entendimento

Next Section - Variáveis