Propostas para Realização de Workshops (Submissões encerradas)
Data de realização dos workhops: 21 de outubro de 2008
Workshop de Aspectos da Interação Humano-Computador na Web Social
Usabilidade, Acessibilidade e Inteligibidade aplicadas em interfaces para analfabetos, idosos e pessoas com deficiência.
Título: Workshop de Aspectos da Interação Humano-Computador na Web Social
Duração: 4 horas
Proponentes: Sérgio Roberto P. da Silva e Roberto Pereira
O WAIHCWS - Workshop de Aspectos da Interação Humano-Computador na Web Social, será realizado no dia 21 de Outubro, no IHC'08, em Porto Alegre - RS.
Os artigos selecionados para publicação no Workshop estão listados abaixo. Os autores terão um tempo de 10 minutos para a apresentação (Clique no título para efetuar o download, em breve disponibilizaremos os Proceedings finais do Workshop).
Artigos selecionados para publicação e apresentação no Workshop:
08:00 às 08:50 - Abertura
Sérgio Roberto P. da Silva.
08:50 - 09:00 - Folcsonomia e Identidade Cultural
Frederick M.C. Van Amstel
09:00 - 09:10 - Práticas de Folksonomia e Social Tagging no Last.fm
Adriana Amaral, Maria Clara Aquino
09:10 - 09:20 - Tags Coletivas: Analisando Padrões de Uso para o Suporte a Sistemas de Folksonomia
Cleber Gouvêa, Stanley Loh e Luís Fernando Fortes Garcia
09:20 - 09:30 - Uso de uma Base de Conhecimento de Senso Comum em Projetos de Arquitetura da Informação de WebSites
Wanderley S. Wang e Lucia Filgueiras
09:30 - 09:40 - Construção do Espaço Individual para Usuários de uma Comunidade Online
Tiago França Melo de Lima, Elton José da Silva
09:40 - 09:50 - Sistemas de Recomendação e Interação na Web Social
Fernando M. Figueira Filho, Paulo Lício de Geus e João Porto de Albuquerque
09:50 - 10:00 - Um estudo das formas de comunicação e interação em redes sociais de jogos on-line
Lia Carrari Rodrigues, Pollyana Notargiacomo Mustaro
10:00 - 10:15 - Coffee Break
10:15 - 11:30 - Discussões sobre os Trabalhos
Todos os Participantes
11:30 - 12:00 - Fechamento do Workshop
Sérgio Roberto P. da Silva
A Web Social pode ser compreendida como uma rede que interliga pessoas, conceitos e organizações em vez de documentos. Seu grande benefício está no conhecimento coletivo gerado pelas comunidades de usuários, e o principal desafio está em identificar e aproveitar esse conhecimento. Nos últimos anos, têm-se verificado o surgimento e crescimento de várias tecnologias, tais como: categorização social (folksonomias), redes sociais, navegação social, busca social, publicação e compartilhamento colaborativos, etc. O sucesso e a utilidade dessas tecnologias dependem fortemente dos usuários dos sistemas que as utilizam e da informação por eles produzida e organizada, estando diretamente ligados à forma como os usuários se sentem ao utilizar esses sistemas, como a interação ocorre e como a interface foi projetada. O objetivo deste Workshop é estudar e debater os desafios da Web Social para a área de IHC e vice-versa, e as pesquisas que estão sendo desenvolvidas na área. Os temas do Workshop incluem (mas não são restritos a):
- Design de interação e de interfaces para a web social;
- Aspectos sobre comunicação, reputação e privacidade na web social;
- Emergência e aproveitamento do conhecimento social;
- Interfaces adaptativas para a web social;
- Pesquisas e tendências em redes sociais, navegação social, busca social, e-learning social e sistemas colaborativos na web;
- Novos modelos e mecanismos de interação para web social;
- Sistemas baseados em folksonomia: recursos e interfaces para a organização de conteúdos e recuperação de informação; e
- Técnicas de avaliação de interfaces para a web social.
Os participantes serão selecionados mediante a submissão de artigos resumidos (português ou inglês, de no máximo 4 páginas, formato SIG CHI-ACM disponível em http://chi2008.org/chi2008pubsformat.doc) descrevendo seus trabalhos/experiências sobre o tema do Workshop ou a ele relacionados. Os artigos devem incluir uma curta biografia de seus autores. O Workshop será em Inglês (eventualmente a língua pode ser mudada para Português caso não haja participantes estrangeiros). Os autores devem enviar seus artigos para o e-mail [email protected] com o assunto “WIWS-IHC2008” até 18/08/2008.
Sérgio Roberto P. da Silva é Doutor em Informática pela PUC do Rio de Janeiro (2001) e mestre em Ciência da Computação pela Unicamp (1991). Atualmente é professor adjunto da Universidade Estadual de Maringá, onde atua desde 1991 na área de Ciência da Computação, com ênfase em Interação Humano-Computador e Inteligência Artificial, tendo como principais interesses os seguintes temas: software social, sistemas de interfaces inteligentes, recuperação de informação e web semântica.
Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/9632527229517196
Página Pessoal: http://www.din.uem.br/~srsilva/
Roberto Pereira é Mestre em Ciência da Computação pela Universidade Estadual de Maringá (UEM). É professor da Unisep - União de Ensino do Sudoeste do Paraná, participante do grupo de pesquisa em Sistemas Interativos Inteligentes da UEM, tem experiência na área de Engenharia de Requisitos e Testes de Usabilidade, atuando principalmente nosseguintes temas: Interação Humano-Computador, Usabilidade, Web Social e Folksonomias.
Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/1607596289960868
Título: Usabilidade, Acessibilidade e Inteligibidade aplicadas em interfaces para analfabetos, idosos e pessoas com deficiência
Duração: 8 horas
Proponentes: Claudia de Andrade Tambascia, Ismael Mattos Andrade Ávila, Lara Schibelsky Godoy Piccolo
Colaboradora Convidada: Amanda Meincke Melo
Programação do Workshop
09:00 às 09:30 - Abertura
Apresentação resumida dos objetivos da oficina, com contextualização dos problemas enfrentados no STID, enfatizando as conexões entre usabilidade, acessibilidade e inteligibilidade, discutindo as seguintes questões:
Como conciliar usabilidade, acessibilidade e inteligibilidade? Qual o impacto de soluções de acessibilidade/inteligibilidade sobre aspectos de usabilidade de interfaces e conteúdos digitais? Como isso afeta o conceito de “interface universal”?
A condição do analfabeto pode ser encarada como um tipo de deficiência? O que diferencia esse segmento da população em relação ao das pessoas com deficiências? Como contextualizar conceitos e soluções estrangeiros para o cenário brasileiro?
Quanto a oferta de ferramentas assistivas pode garantir autonomia aos usuários? Normas e padrões são suficientes para a garantia da usabilidade, da acessibilidade e da inteligibilidade?
Seção 1
Análises a respeito da inclusão digital no Brasil evidenciam que as deficiências educacionais, ao lado das deficiências físicas e sensoriais representam barreiras importantes ao uso de computadores de maneira autônoma e desenvolta por grande parte da população brasileira.
Um grande desafio para a comunidade brasileira de IHC é identificar aspectos de usabilidade, acessibilidade e a inteligibilidade em soluções de interface que trariam os melhores resultados em termos de facilitação ao uso dos computadores por esse público pouco escolarizado, idoso e/ou com algum tipo de deficiência, tirando proveito das habilidades e capacidades que este já possui, de forma a vencer as barreiras iniciais ao uso de computadores, e permitir uma crescente autonomia nessa interaço.
Assim, este workshop é uma iniciativa para troca de experiências, entendimentos e discussões sobre questões de usabilidade, acessibilidade e inteligibilidade aplicáveis ao desenvolvimento de interfaces que incluam pessoas social e digitalmente excluídas. Será realizado em 21 de outubro, durante o IHC 2008, em Porto Alegre-RS. Os tópicos de interesse incluem, mas não estão limitados a:
Os participantes serão selecionados mediante submissão de artigos resumidos (máximo 4 páginas, em português, espanhol ou inglês; formato SIG CHI-ACM disponível em http://chi2008.org/chi2008pubsformat.doc), descrevendo trabalhos e projetos realizados, ou contendo discussões relacionadas ao tema do workshop. Os debates finais ocorrerão em português. Os candidatos devem enviar seus artigos com o assunto “workshop-IHC-2008” para o e-mail [email protected] até 18 de agosto de 2008.
Claudia de Andrade Tambascia é Mestre pelo Departamento de Ciência da Computação e Automação Industrial da Faculdade de Engenharia Elétrica e de Computação da Unicamp, na área de Sistemas Multimídia. É analista de sistemas e pesquisadora na Diretoria de Inclusão e TV Digital da Fundação Centro de Pesquisa e Desenvolvimento em Telecomunicações (CPqD). Coordena atividades de pesquisa para inclusão digital, com foco em novas linguagens e modelos de interação. Professora de Ensino Superior com 11 anos de experiência.
Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/4747011975729591
Ismael Mattos Andrade Ávila é Bacharel em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal de Minas Gerais (1992) e mestrando do curso de Engenharia Elétrica da Universidade de Campinas, na área de Inteligência Artificial aplicada à Educação. Pesquisador da Fundação Centro de Pesquisa e Desenvolvimento em Telecomunicações (CPqD). Tem experiência em novas TICs digitais, novas linguagens de interação e interfaces humano-computador, inteligência artificial, sistemas multi-agentes e semiótica computacional.
Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/6447041379095135
Lara Schibelsky Godoy Piccolo é Mestre em Ciência da Computação pelo Instituto de Computação da Unicamp, na área de IHC. É engenheira de computação e pesquisadora na Diretoria de Inclusão e TV Digital da Fundação Centro de Pesquisa e Desenvolvimento em Telecomunicações (CPqD). Atua em pesquisa e desenvolvimento de serviços e aplicações para TV interativa e inclusão digital, com foco na usabilidade e acessibilidade das interfaces de usuário dos projetos STID e SBTVD.
Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/5053149056051004
Amanda Meincke Melo é Doutora em Ciência da Computação pelo Instituto de Computação da Unicamp, na área de Interação Humano-Computador. Pesquisadora do projeto "Todos Nós - Unicamp Acessível". Coordenou o desenvolvimento do portal da Diretoria Acadêmica da Unicamp, visando torná-lo mais acessível à comunidade. Professora na Rede Anhanguera Educacional.
Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/3659434826954635
Página Pessoal: http://ammelobr.blogspot.com