Bem vindos ao JDP 2015

Bem-vindo à IV Jornada de Descrição do Português!

A Jornada de Descrição do Português (JDP) visa aproximar linguistas e pesquisadores da área de computação, integrando mais efetivamente essas duas áreas que precisam atuar de forma interdisciplinar para promover avanços no processamento automático da língua portuguesa.
A Linguística Descritiva, em especial, tem enorme potencial para aportar conhecimentos ao Processamento Automático de Língua Natural (PLN), de maneira a colocar a língua portuguesa numa posição de destaque no cenário mundial, fazendo frente às demais línguas (inglês, francês, espanhol, etc.) que vislumbraram essa interdisciplinaridade já na década de 1960.
Os trabalhos submetidos vinculam-se aos grandes temas da descrição linguística, a saber: Estudos de Fonética e Fonologia, Estudos do Léxico (Lexicologia, Lexicografia e Terminologia), Estudos de Sintaxe, Estudos de Semântica, Estudos de Texto e Discurso, nas mais diversas correntes teóricas.
A quarta edição da JDP ocorrerá como evento satélite do X Brazilian Symposium in Information and Human Language Technology (STIL 2015), em Natal.
Os trabalhos aprovados podem ser apresentados em formato de comunicação oral ou de pôster, segundo a orientação do Comitê Científico. Todos os trabalhos aprovados na IV JDP serão publicados nos anais do STIL 2015.
Artigos aceitos notificados, submeta a versão final do seu trabalho até o dia 6 de Setembro 2015

Organização:

  • Maria José Bocorny Finatto, UFRGS, Porto Alegre-RS, Brasil
  • Lucelene Lopes, PUCRS, Porto Alegre-RS, Brasil
  • Alena Ciulla, UFRGS, Porto Alegre-RS, Brasil
  • Aline Evers, UFRGS, Porto Alegre-RS, Brasil
  • Andrea Jessica Borges Monzon, UFRGS, Porto Alegre-RS, Brasil
  • Bianca Pasqualini, UFRGS, Porto Alegre-RS, Brasil
Patrocínio/Apoio: