Fundamentos de Computação
Gráfica
Programa e Avaliação
Objetivos
da Disciplina
O cumprimento da disciplina busca dar ao aluno, ao final do semestre, condições de:
- Conhecer e analisar algoritmos de processamento gráfico;
- Adquirir conceitos básicos de Computação Gráfica 2D e 3D;
- Adquirir os conceitos básicos de Processamento de Imagens e Visão Computacional;
- Implementar um protótipo que envolva técnicas de Computação Gráfica;
- Modelar matematicamente a solução para um problema de simulação ou análise e implementar esta aplicação.
Ementa
Apresentação de uma perspectiva histórica da computação
gráfica. Estudo dos conceitos matemáticos fundamentais de computação
gráfica. Estudo de técnicas de modelagem geométrica e estruturas de
dados adequadas a aplicações gráficas. Estudo dos processos de
visualização bidimensional e tridimensional para geração de imagens.
Apresentação de algoritmos de síntese de imagens realistas.
Programa
da Disciplina
Introdução ao Processamento Gráfico
Biblioteca Gráfica OpenGL
Processamento de Imagens e Visão Computacional
Algoritmos de Desenho e Visualização 2D
Transformações geométricas e pipeline de visualização
Visualização 3D
Representação e Modelagem de Objetos
Geometria Computacioanl
Remoção de Elementos Ocultos
Iluminação e Shading
Avaliação
G1 = TR * 0.6 + ETI * 0.4
Onde:
ETI: Conjunto de exercícios teórico individuais
TR: conjunto de trabalhos propostos ao longo do semestre.
FIM.