Turma - Prof. Marcelo Cohen

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Programa da Disciplina

Ementa

Programação modular com ênfase em objetos. Encapsulamento, coesão e acoplamento. Tipos, variáveis, expressões. Objetos, classes, atributos e métodos. Estruturas de controle de fluxo. Coleções (lista), Implementação de algoritmos usando linguagem de programação orientada a objetos.

Objetivos

  1. Dominar o processo de solução de problemas através do desenvolvimento de algoritmos e sua implementação em programas de computador utilizando uma linguagem de programação.
  2. Dominar uma linguagem de programação modular baseada em objetos.
  3. Dominar o processo de solução de problemas através do desenvolvimento de programas de computador utilizando uma linguagem de programação.
  4. Dominar os conceitos de classe e objeto, bem como o uso de coleções.
  5. Construir e integrar o conjunto de classes mais adequado à solução de um problema.
  6. Selecionar o algoritmo mais eficiente para a solução de um determinado problema.
  7. Analisar e verificar a correção de um programa, utilizando a técnica de execução simbólica.

UNIDADE 1: Conceitos Fundamentais de Programação Orientada a Objetos

1.1. Conceito de programa orientado a objetos
1.2. Conceito de objeto: atributos e comportamentos (métodos).
1.3. Mensagens entre objetos: definição de métodos, parâmetros, retorno e interação entre objetos
1.4. Conceito de classe, abstração e encapsulamento
1.5. Introdução à codificação em linguagem orientada a objetos
   1.5.1. Tipos de dados básicos e Strings
   1.5.2. Atribuição
   1.5.3. Expressões aritméticas: operadores aritméticos e prioridades
   1.5.4. Codificação de classes em linguagem orientada a objetos
   1.5.5. Apresentação do ambiente de programação
   1.5.6. Compilador e interpretador
   1.5.7. Compilação e execução de programas no ambiente de programação
   1.5.8. Instruções de entrada e saída
   1.5.9. Variáveis locais
   1.5.10 Introdução do método main, compilação e execução de programas no shell

UNIDADE 2: Programas Orientados a Objetos com Seleção

2.1. Expressões relacionais: operadores relacionais
   2.1.1. Comparação de tipos primitivos e Strings
2.2. Expressões lógicas: operadores lógicos
   2.2.1. Tabela verdade
2.3. Seleção simples
2.4. Seleção composta
2.5. Seleção aninhada
2.6. Seleção múltipla

UNIDADE 3: Programas Orientados a Objetos com Composição

3.1. Método Construtor
3.2. Referência de Objeto
3.3. Composição de Objetos

UNIDADE 4: Programas Orientados a Objetos com Repetição

4.1. Repetição simples
   4.1.1. Comando while
   4.1.2. Inicialização, contadores e acumuladores
   4.1.3. Comando for, break, continue
   4.1.4. Comando do-while
4.2. Repetição aninhada

UNIDADE 5: Estruturas de Dados Básicas

5.1. Uso de coleções
   5.1.1. Conceito e tipos de coleções
   5.1.2. Listas
      5.1.2.1. Conceito e aplicações
      5.1.2.2. Métodos mais comumente usados
      5.1.2.3. Uso do comando for do tipo “para cada”
5.2. Modelagem orientada a objetos (relacionamentos entre classes)
5.3. Diagrama de classes

Bibliografia

Básica

1. HORSTMANN, Cay S. Big Java. Porto Alegre: Bookman, 2004. 1125 p. Ref. Bib: 005.133J H819b
2. DEITEL, Harvey M. “Java: Como Programar”. Porto Alegre: Bookman, 2001. Ref. Bib: 005.133J D325j
3. ARNOLD, Ken; GOSLING, James; HOLMES, David. “A Linguagem de Programação Java”, 4ed. Porto Alegre: Bookman, 2007. Ref. Bib: 005.133JA756l

Complementar

1.FORBELLONE, A. L. V.; EBERSPACHER, H. F. “Lógica de Programação”. São Paulo, Makron Books, 2005
2.CORMEN, T.; LEISERSON, C.; RIVEST, R. “Algoritmos : teoria e prática”.Rio de Janeiro:Elsevier,c2002.916 p. Ref. Bib: 005.1A396a
3.SANTOS, Rafael. “Introdução à Programação Orientada a Objetos Usando Java”. Editora Campus, 2003. Ref. Bib:005.133 S237i
4.Deitel, Harvey M. “Java :como programar.” 6. ed. São Paulo:Pearson,2007.1110 p. Ref. Bib:005.133J D325ja
5.BIERMANN, Alan W. “Great ideas in computer science with java”. Cambridge: The MIT Press, 2002. 528 p. Ref. Bib: 005.133J B588g
6.HORSTMANN, Cay S. “Core Java v.1: Fundamentals”. Prentice Hall, 2007
7.JANDL JUNIOR, Peter. “Introdução ao Java”. São Paulo: Berkeley, 2002. Ref. Bib: 005.133J J33i
8. BARNES, David; Kolling, Michael. “Objects First with java – an intro using bluej”. Prentice Hall, 2008
9. BARNES, David; Kolling, Michael. “Programação Orientada a Objetos com Java”. Prentice-Hall Brasil, 2004
10. SERSON, Roberto R. “Programação Orientada a Objetos com Java 6”. Brasport, 2008
11. FLANAGAN, David. “Java: O Guia Essencial”, Bookman. 2006. Ref. Bib: 005.133J F583jc
12. ECKEL, Bruce. “Thinking in Java”, Prentice-Hall, 2006

Outras

1. Documentação on-line disponível em http://java.sun.com
2. Documentação disponível em http://www.bluej.org
3. The Java Tutorials, disponível em http://download.oracle.com/docs/cd/E17409_01/javase/tutorial/
4. Java Tips, disponível em http://www.java-tips.org/

Avaliação

Média de G1 = (P1 + P2 + P3 + MT + TF) / 5

Onde:

PS - Prova de substituição, abrangendo toda a matéria. Apenas os alunos que não compareceram a uma das 3 provas (P1, P2 ou P3 ) têm direito que realizar esta prova

G1 = Para aprovação em G1 é necessário média maior ou igual a 7 e freqüência mínima de 75%

G2 = Os alunos que não obtiveram aprovação em G1 devem realizar a prova de G2, desde que:

A média de G2 é calculada da seguinte forma:

G2 = (G1 + nota da prova de G2) / 2

Se o aluno obtiver média de G2 maior ou igual a 5 será aprovado.

Datas das Avaliações

Material de Apoio