Programação modular com ênfase em objetos. Encapsulamento, coesão e acoplamento. Tipos, variáveis, expressões. Objetos, classes, atributos e métodos. Estruturas de controle de fluxo. Coleções (lista), Implementação de algoritmos usando linguagem de programação orientada a objetos.
1.1. Conceito de programa orientado a objetos
1.2. Conceito de objeto: atributos e comportamentos (métodos).
1.3. Mensagens entre objetos: definição de métodos, parâmetros, retorno e interação entre objetos
1.4. Conceito de classe, abstração e encapsulamento
1.5. Introdução à codificação em linguagem orientada a objetos
1.5.1. Tipos de dados básicos e Strings
1.5.2. Atribuição
1.5.3. Expressões aritméticas: operadores aritméticos e prioridades
1.5.4. Codificação de classes em linguagem orientada a objetos
1.5.5. Apresentação do ambiente de programação
1.5.6. Compilador e interpretador
1.5.7. Compilação e execução de programas no ambiente de programação
1.5.8. Instruções de entrada e saída
1.5.9. Variáveis locais
1.5.10 Introdução do método main, compilação e execução de programas no shell
2.1. Expressões relacionais: operadores relacionais
2.1.1. Comparação de tipos primitivos e Strings
2.2. Expressões lógicas: operadores lógicos
2.2.1. Tabela verdade
2.3. Seleção simples
2.4. Seleção composta
2.5. Seleção aninhada
2.6. Seleção múltipla
3.1. Método Construtor
3.2. Referência de Objeto
3.3. Composição de Objetos
4.1. Repetição simples
4.1.1. Comando while
4.1.2. Inicialização, contadores e acumuladores
4.1.3. Comando for, break, continue
4.1.4. Comando do-while
4.2. Repetição aninhada
5.1. Uso de coleções
5.1.1. Conceito e tipos de coleções
5.1.2. Listas
5.1.2.1. Conceito e aplicações
5.1.2.2. Métodos mais comumente usados
5.1.2.3. Uso do comando for do tipo “para cada”
5.2. Modelagem orientada a objetos (relacionamentos entre classes)
5.3. Diagrama de classes
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1. Documentação on-line disponível em http://java.sun.com
2. Documentação disponível em http://www.bluej.org
3. The Java Tutorials, disponível em http://download.oracle.com/docs/cd/E17409_01/javase/tutorial/
4. Java Tips, disponível em http://www.java-tips.org/
Onde:
PS - Prova de substituição, abrangendo toda a matéria. Apenas os alunos que não compareceram a uma das 3 provas (P1, P2 ou P3 ) têm direito que realizar esta prova
G1 = Para aprovação em G1 é necessário média maior ou igual a 7 e freqüência mínima de 75%
G2 = Os alunos que não obtiveram aprovação em G1 devem realizar a prova de G2, desde que:
A média de G2 é calculada da seguinte forma:
G2 = (G1 + nota da prova de G2) / 2
Se o aluno obtiver média de G2 maior ou igual a 5 será aprovado.