Algoritmos e Programação I

Aula de Laboratório

Objetivos: Adaptar-se ao ambiente de desenvolvimento Java - BlueJ

Observação: se você está realizando esta atividade em um dos laboratórios da Faculdade de Informática, o ambiente de programação Java e o BlueJ já devem estar instalados. Caso contrário, para realizar a instalação das ferramentas clique no link abaixo.

Instalação de Java

1. Utilizando o ambiente BlueJ

Após a instalação, o BlueJ cria um arquivo BlueJ.exe no diretório C:\BlueJ, que pode ser executado diretamente.

Clique duas vezes sobre o arquivo BlueJ.exe, no diretório onde ele foi instalado, C:\BlueJ , ou no desktop, se o ícone estiver lá.

Na primeira vez que o BlueJ é executado, poderá aparecer uma janela semelhante à janela apresentada abaixo, indicando que é necessário indicar a JVM que o BlueJ vai utilizar. Clique em Advanced e procure pela versão correta do J2SE clicando em um dos botões. Quando a versão correta for encontrada, selecione-a e clique em "Launch BlueJ", como ilustra a figura a seguir.

A tela principal do BlueJ será então apresentada. Selecione o menu Project... New, selecione o diretório desejado no drive h: e digite carro na tela seguinte. Neste momento o BlueJ criará um diretório chamado carro, e todas as classes que forem criadas dentro deste projeto serão armazenadas neste diretório. Depois, então, é exibida a tela de edição do projeto:

Obs: O ícone que parece uma folha de papel é um documento texto para servir de README para seu projeto. Não é necessário preenchê-lo no momento.

Clique agora no botão New Class... e digite "Carro" na tela seguinte, clicando no botão OK (deixe selecionada a opção "Class").

A sua nova classe vai aparecer como uma caixa, ao lado do README:

Clique duas vezes sobre a caixa "Carro". Será aberta uma nova janela, mostrando o código que o BlueJ gerou para a classe. Apague tudo e digite o código da classe Carro, já trabalhado em aula (não esqueça de acrescentar o construtor).

Para compilar o código, clique no botão Compile. Se tudo correr bem, será exibida a mesma mensagem que está na figura abaixo (sem erros de compilação).

Clique no botão Close. Pronto: a classe agora já pode ser usada para criar objetos, o que faremos a seguir.

2. Utilizando o ambiente BlueJ para Instanciação de Objetos

A criação, ou instanciação de objetos, é realizada através dos seguintes passos:

Primeiro, clique com o botão direito do mouse sobre a classe Carro. No menu que aparece, selecione a opção new Carro(). A seguir, clique em OK na janela que pergunta o nome do objeto (instância) - o BlueJ provavelmente sugeriu o nome carro1, deixe assim.

Após clicar no botão OK, o objeto carro1 aparecerá na parte inferior esquerda da janela do BlueJ:

Para inspecionar o conteúdo do objeto criado, clique com o botão direito do mouse sobre a instância carro1 e selecione a opção Inspect. Irá então aparecer a janela de inspeção do objeto, mostrando o conteúdo de cada um dos seus atributos. Observe que não é possível alterar os conteúdos dos atributos, visto que os mesmos foram declarados como private:

Repita o processo descrito, criando mais duas instâncias de Carro e verificando os seus conteúdos.

O que você observou em relação aos conteúdos iniciais de todas as instâncias (objetos) da classe Carro ? Por que aparecem os respectivos valores?

Verifique agora que ao clicar com o botão direito no objeto, você pode ativar os métodos definidos na classe:

Dica: Você pode deixar a janela de inspeção aberta, para ver os atributos sendo alterados.

Importante: Antes de fechar o BlueJ, salve o projeto!

3. Exercícios

O objetivo desta aula é ambientar-se com o BlueJ, então não introduziremos exercícios novos. A idéia é digitar os programas que fizemos em aula, e verificar se estes funcionam corretamente:

  1. LampadaDimmer (acende, apaga, aumenta e diminui a intensidade)
  2. Sinaleira (que permite apenas trocar para o próximo estado)
  3. Parquimetro (que recebe um valor qualquer de moedas)
  4. Conta (que possui um saldo e permite sacar e depositar dinheiro)

Como um exemplo de interação entre objetos, experimente fazer manualmente a transferência bancária no exercício da ContaCorrente: crie dois objetos a partir da classe Conta e faça um depósito de R$ 1000,00 no primeiro. A seguir, faça um saque de R$ 400,00 da mesma conta, e um depósito dos mesmos R$ 400,00 na segunda. Verifique se os saldos ficam com os valores corretos no final.

Conclusão

Você chegou ao final do estudo dirigido: não saia desta aula sem ter conseguido cumprir todas estas etapas.

As etapas são:

O principal objetivo desta aula é a adaptação ao ambiente de programação BlueJ e a instanciação de objetos que serão utilizados durante todo o semestre. Portanto, tire todas as suas dúvidas hoje!