A primeira coisa a fazer para utilizar a linguagem Java é instalar o Java Development Kit (JDK), também conhecido como Java Platform, Standard Edition (Java SE). Se você examinar o drive C: e verificar a existência de um subdiretório Java dentro do Program Files, é porque o pacote já está instalado.
Caso não esteja, é necessário fazer o download da versão adequada através da página da Sun. Você deve escolher o JDK (normalmente o primeiro da lista), não instale nenhum JRE, pois estes contêm apenas o ambiente de execução.
Após a instalação, provavelmente a seguinte estrutura estará disponível:
c:\Program Files\Java\jdk1.6.0
bin
demo
include
jre
bin
lib
lib
sample
Para verificar se o JDK foi instalado corretamente, clique no Menu Iniciar, selecione Executar e digite cmd, para abrir uma janela de terminal. Então digite o seguinte comando nessa janela:
javac -v
Deve aparecer a versão do compilador, algo como:
javac 1.6.0_11
Se aparecer uma mensagem de erro informando que não foi possível encontrar o comando, isso significa provavelmente que o caminho do sistema deve ser configurado. Para configurá-lo no Windows XP, primeiro abra o Painel de Controle e clique no ícone Sistema. A seguir, siga os passos abaixo:
1. Na janela Propriedades do Sistema (System Properties, 1), selecione a aba Avançado (Advanced, 2).
2. Na aba Avançado, clique em Variáveis de Ambiente (Environment Variables, 3).
3. Na janela Variáveis de Ambiente, procure a variável "Path" na lista superior (4). Se não encontrar, clique no botão Nova (New) e digite o o nome da variável na primeira caixa de texto.
4. Se a variável já existir, acrescente o caminho para o diretório bin do JDK, após o que já está lá, separando por um ; (5). Por exemplo:
c:\Windows;c:\Program Files\Adobe;c:\Program Files\jdk1.6.0\bin
5. Finalmente, clique no botão OK das 3 janelas para finalizar o processo.
BlueJ é um ambiente para programação em Java mais amigável, que inclui um editor, visualizador de classes e depurador integrados. Será detalhado agora o procedimento de instalação da versão 2.5.0 do BlueJ (obs.: o BlueJ já está instalado na Faculdade de Informática, por isso não é necessário instalar):