Aula Prática: Composição das Transformações Geométricas e Animação
Disciplina: Computação Gráfica
Professora: Isabel Harb Manssour
 

O objetivo desta aula é exercitar a composição das transformações geométricas 2D e trabalhar com animação. Clique aqui para pegar os arquivos necessários para fazer o exercício. O executável mostra exatamente o resultado que vocês devem alcançar ao completar o código fonte. Ao longo do arquivo .cpp há comentários indicando o que deve ser feito. Conforme vimos nas aulas práticas anteriores, lembre de usar o projeto para conseguir compilar e executar o exemplo. Detalhes de como trabalhar com animação usando OpenGL e Glut podem ser encontrados em http://www.inf.pucrs.br/~manssour/OpenGL/Animacao.html. Verifique neste exemplo também como fazer para trabalhar com double buffer e melhorar a visualização da animação.

Uma vez que este exemplo mostra um objeto "hierárquico", ou seja, as transformações aplicadas "na base" do objeto são "propagadas" para as outras partes, há uma composição das transformações geométricas. Neste caso, glPushMatrix e glPopMatrix devem ser usadas somente quando a transformação geométrica deve ser aplicada apenas em uma das partes. Ao completar o código fonte é possível verificar que deve ser aplicada uma escala somente na "base", pois os "braços" foram modelados com um tamanho maior que a base. Importante: os modelos NÃO podem ser alterados!!

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Última alteração em 11 de setembro de 2006.