Computação Gráfica
JOGL - OpenGL com Java
Prof. Márcio Sarroglia Pinho 

O conteúdo desta página está baseado o material gerado pelo aluno Vinicius C Teixeira. O objetivo é auxiliar na configuração do ambiente Eclipse para a utilização de OpenGL em Java.

Para utilizar OpenGL em Java sugere-se a biblioteca JOGL.

Primeiramente, faça o download do arquivo com a biblioteca no seguinte link:
JOGL.ZIP.

Descompacte o arquivo e observe se foi criada a pasta JOGL, contendo as pastas bin, lib e src, como na imagem a seguir.



Abra o Eclipse e crie um projeto da seguinte forma:
Certifique-se de que o projeto do Eclipse está conforme a figura a seguir.


Execute a classe "ProgramaBasicoOpenGL.java", clicando sobre a classe com o botao direito e ativando  "Run As ..." -> "Java Application".
 
A saíde do programa deve ser como a figura a seguir.


Para entender do funcionamento do programa, abara a classe Render.java. As funções de OpenGL que devem ser alteradas são:

public void init(...)
public void reshape(...)
public void display(...)

Links uteis

    - Instalação: http://schabby.de/jogl-example-hello-world/

    - Documentação: https://jogamp.org/deployment/jogamp-next/javadoc/jogl/javadoc/overview-summary.html

    - Comparação entre OpenGL do C e do Java: http://math.hws.edu/graphicsbook/c3/s6.html



FIM.