Utilização de Luzes em OpenGL

A biblioteca gráfica OpenGl é capaz de trabalhar com 3 tipos de LUZ: Ambite, Difusa e Especular.

Luz Ambiente

Para inserir iluminação em uma cena em OPENGL, são necessárias duas providências:

  •  ativação da iluminação através da chamada da função
  •     glEnable(GL_LIGHTING);

    Isto irá gerar objetos em tons de cinza.

    const
    // Define a cor da luz ambiente
    LuzAmbient : Array[0..3] of Glfloat = (1.0,1.0,1.0, 1.0);
                                        //  r,  g,  b

    Preferencialmente, esta cor deve ser branca(r=1,g=1,b=1)para permitir que todas as cores atribuídas ao objeto possam ser vistas. Se os valores de cor forem menores que 1, a luz diminuirá de intensidade.

    Observação

    Exemplo Completo de Luz Difusa:
     


    Luz Difusa

      Uma luz do tipo Difusa tem como características básicas:

    Por isto, em OpenGL, quando se trabalha com luzes difusas, deve-se determinar:

    Os passsos para tanto são os seguintes:

    A partir deste ponto pode-se desenhar quaisquer objetos.


    Luz Especular

      Uma luz do tipo Especular tem como características básicas:

    Por isto, em OpenGL, quando se trabalha com luzes difusas, deve-se determinar:

    Os passsos para tanto são os seguintes:

    A partir deste ponto pode-se desenhar quaisquer objetos.