Fundamentos de Computação Gráfica
Prof. Márcio Sarroglia Pinho
Programa e Avaliação

Objetivos da Disciplina

O cumprimento da disciplina busca dar ao aluno, ao final do semestre, condições de:
  1. Conhecer e analisar algoritmos de processamento gráfico;
  2. Adquirir conceitos básicos de Computação Gráfica 2D e 3D;
  3. Adquirir os conceitos básicos de Processamento de Imagens e Visão Computacional;
  4. Implementar um protótipo que envolva técnicas de Computação Gráfica;
  5. Modelar matematicamente a solução para um problema de simulação ou análise e implementar esta aplicação.


Ementa
Apresentação de uma perspectiva histórica da computação gráfica. Estudo dos conceitos matemáticos fundamentais de computação gráfica. Estudo de técnicas de modelagem geométrica e estruturas de dados adequadas a aplicações gráficas. Estudo dos processos de visualização bidimensional e tridimensional para geração de imagens. Apresentação de algoritmos de síntese de imagens realistas.

Programa da Disciplina                                                                          

Introdução ao Processamento Gráfico

Biblioteca Gráfica OpenGL

Processamento de Imagens e Visão Computacional

Algoritmos de Desenho e Visualização 2D

Transformações geométricas e pipeline de visualização

Visualização 3D

Representação e Modelagem de Objetos

Geometria Computacioanl

Remoção de Elementos Ocultos

Iluminação e Shading




Avaliação  

G1 = TR * 0.6 + ETI * 0.4

Onde:
         ETI: Exercício Teórico Individual
         TR: conjunto de trabalhos propostos ao longo do semestre.

FIM.