Exemplo de um Programa
// Exemplo de programa em C // Isto é uma linha de comentário void main() { int a; // declara a variável "a" a = 3 + 2; // soma 3 com 2 }
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- Um programa em C é composto por um conjunto de Funções. A função
pela qual o programa começa a ser executado chama-se main.
- Após cada cada comando em C deve-se colocar um ; (ponto-e-vírgula).
- Um programa em C deve ser Identado para que possa ser lido com mais
facilidade.
Identificadores
São os nomes que podem ser dados para variáveis e funções.
Para a escolha destes nomes é necessário seguir alguams regras:
- Um identificador deve iniciar por uma letra ou por um
"_" (underscore);
- A partir do segundo caracter pode conter letras, números e underscore;
- Deve-se usar nomes significativos dentro do contexto do programa;
- C é uma linguagem case-sensitive, ou seja, faz diferença entre nomes com
letras maiúsculas e nomes com letras minúsculas. Peso
e peso são
diferentes;
- Costuma-se usar maiúsculas e minúsculas para separar
palavras: "PesoDoCarro";
- Deve ser diferente dos comandos da linguagem;
- Deve ter no máximo 31 caracteres (no caso do TurboC);
- Pode conter números a partir do segundo caracter;
- Exemplos:
Idade, Contador, PesoDoCarro,
Usuario_1, CorDaPagina, RaioDoCirculo
Variáveis
Uma variável é uma possição de memória que pode ser identificada através de um
nome.
Podem ter seu conteúdo alterado por um comando de atribuição.
Após a atribuição mudam de valor.
int a,b, SomaGeral;
a = 3; // a recebe o valor 3
b = a * 2; // b recebe o dobro do valor de a
c = a + b + 2; // c recebe 11
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Tipos de Variáveis
- Todas as variáveis em C tem um tipo;
- Cada tipo define os valores que a variável pode armazenar;
- Cada tipo ocupa uma certa quantidade de nemória.
Tipo |
Valores Válidos |
char |
letras e símbolos: 'a', 'b', 'H', '^', '*','1','0' |
int |
de -32767 até 32767 (apenas números inteiros) |
float |
de -3.4 x 1038 até +3.4 x 10+38com
até 6 dígitos de precisão |
double |
de -1.7 x 10308 até +1.7 x 10+308com
até 10 dígitos de precisão |
Declaração de Variáveis
- Todas as variáveis tem que ser declaradas antes
de serem usadas;
- Não há uma inicialização implícita na declaração
// Exemplo de programa em C
#include <stdio.h> // Arquivo de cabeçalho (header) void main() { int contador; // declarações simples float PrecoDoQuilo; double TaxaDeCambio; char LetraDigitada; int IdadeManoel, IdadeJoao, IdadeMaria; // Pode colocar mais de uma variável na // na mesma linha
double TaxaDoDolar, TaxaDoMarco, TaxaDoPeso, // Também pode trocar de linha no meio TaxaDoFranco;
....... }
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Inicialização de Variáveis na Declaração
// Exemplo de programa em C
#include <stdio.h> // Arquivo de cabeçalho (header) void main() { int NroDeHoras = 0; // declara e inicializa com Zero float PrecoDoQuilo = 10.53; // declara e inicializa com 10.53
double TaxaDoDolar = 1.8,
TaxaDoMarco = 1.956,
TaxaDoPeso = 1.75,
TaxaDoFranco = 0.2;
....... }
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Constantes
Constantes são identificadores que não podem ter seus valores alterados durante a
execução do programa.
Para criar uma constante existe o comando #define que,
em geral é colocado no início do programa-fonte.
Exemplos
#define LARGURA_MAXIMA 50 // Não se coloca ponto-e-vírgula após o valor #define NRO_DE_DIAS_DA_SEMANA 7 #define NRO_DE_HORAS_DO_DIA 24 #define VALOR_DE_PI 3.1415
void main () { int TotalDeHoras;
TotalDeHoras = 10 * NRO_DE_DIAS_DA_SEMANA * NRO_DE_HORAS_DO_DIA; ...... }
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Strings
Uma String é uma sequência de caracteres entre aspas duplas:
"exemplo de uma string em C".
A função printf
A função printf exibe um ou mais dados na tela. Para
tanto ele deve receber pelo menos dois parâmetros, separados por vírgula:
- um string de formato que define, através de caracteres especiais, os tipos dos dados a
serem impressos e suas posições na linha de impressão;
- um dado a ser impresso. Este dado pode ser qualquer um dos dados visto anteriormente.
Por exemplo:
printf("%s","teste");
"%s" : é a string de formato
"teste" : é o dado a ser impresso.
A string de formato define quais os tipos dos dados a serem
impressos. O símbolo %s será
substituído pelo dado que vem após a vírgula.
Os dados definem quais os valores a serem impressos.
Se for necessário, um string de formato pode definir que mais de um dado será
impresso. Para tanto, dentro da string de formato deve haver mais de um %,
um para cada dado a ser impresso.
Neste caso, os dados devem vir após a string de formato separados por vírgulas.
Por exemplo:
printf("%s %s","teste1",
"outra string");
Isto irá imprimir o string teste1 deixar 1 espaço em
branco e imprimir ao lado o string outra string, assim :
teste1 outra string
#include <stdio.h> // Necessário para usar a função printf // A função printf exibe um ou mais dados na tela
void main () { printf("%s","Isto é uma string ....\n"); // note o '\n' no final da string; printf("%s","Outra string ...."); printf("%s","Terceira string\n");
//Depois de Executar o programa, tecle ALT-F5 para ver o resultado na tela }
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Exercício
Experimente colocar um '\n' entre os %s na string de
formato.
printf("%s\n%s","teste1",
"outra string");
Inclusão de Texto na String de Formato
É possível incluir um texto dentro da string de formato. Este texto irá aparecer
exatamente como for digitado no programa-fonte.
O exemplo
printf("A aluna %s ficou doente","Maria");
geraria
A aluna Maria ficou doente
como resultado.
Constantes do tipo String
#define UNIVERSIDADE "Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul" // deve-se colocar entre aspas
#include <sdtio.h> #include <conio.h> // necessário para as funções clrscr e getch
void main () { clrscr(); // Limpa a tela printf("%s", UNIVERSIDADE); // Imprime o nome representado pela constante getch(); // espera que o usuário pressione uma tecla }
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Impressão de Inteiros com "printf"
Para imprimir um inteiro com printf usa-se o símbolo %d
// Impressão de Variáveis Inteiras #include <stdio.h> #include <conio.h> // necessário para as funções clrscr e getch
void main () { int Contador; int NroDeFilhos;
clrscr(); // Limpa a tela
Contador = 10; printf("Valor da Variável: %d\n", Contador); // No momento da execução sinal %d vai // ser substituído pelo valor da // variável Contador
NroDeFilhos = 3; printf("Maria tem %d filhos", NroDeFilhos); // o inteiro pode ficar no meio da string
getch(); // espera que o usuário pressione uma tecla }
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Impressão de Expressões aritméticas
// Impressão de Expressões aritméticas #include <stdio.h> #include <conio.h> // necessário para as funções clrscr e getch
void main () { int NroDeAndares; int AlturaPorAndar;
clrscr(); // Limpa a tela
NroDeAndares = 7; AlturaPorAndar = 3;
printf("Altura Total do Prédio: %d metros", NroDeAndares*AlturaPorAndar); // No momento da execução sinal %d vai ser substituído // pelo valor da multiplicação
getch(); // espera que o usuário pressione uma tecla }
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Impressão de Números reais
// Impressão de números reais #include <stdio.h> #include <conio.h> // necessário para as funções clrscr e getch
void main () { float NotaDaP1, NotaDaP2; float Media;
clrscr(); // Limpa a tela
NotaDaP1 = 6.6; // Atribuição do Valores das médias NotaDaP2 = 8.2;
Media = (NotaDaP1 + NotaDaP2) / 2.0;
printf("Média Final : %f", Media); // No momento da execução sinal %f vai ser substituído // pelo valor da variável Media com SEIS casas decimais // Média Final : 7.400000 getch(); // espera que o usuário pressione uma tecla }
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Formato de Impressão dos Números Reais
No exemplo acima o resultado da média (7.4) foi impresso com 6 casas decimais
(7.400000).
Isto sempre acontece quando se manda imprimir um float da
forma como foi feito no exemplo acima. Isto acontece pois o padrão da função printf
é completar o número com zeros à direita, até que fique com seis casas decimais.
Para formatar de maneira diferente usar-se, junto com o %f
uma especificação de quantas casas decimais se deseja que o número tenha. Especifica-se
também o número total de caracteres do número a ser impresso.
Por exemplo: %6.3f especifica
que se quer imprimir um float com 3 casas
decimais e com um tamanho total de 6
caracteres no total.
#include <stdio.h> #include <conio.h>
void main() { float NotaDaP1, NotaDaP2; float Media; clrscr(); // Limpa a tela
NotaDaP1 = 6.6; // Atribuição do Valores das médias NotaDaP2 = 8.2;
Media = (NotaDaP1 + NotaDaP2) / 2.0;
printf("Média Final : %6.3f", Media); // No momento da execução sinal %6.3f vai ser substituído // pelo valor da variável Media // Média Final : 7.400
getch(); // espera que o usuário pressione uma tecla }
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Regras para impressão de um número real
- o número de casas decimais é sempre respeitado. Se for preciso, zeros serão
acrescetados à direita do número
- o tamanho total significa o número de caracteres do número incluíndo
o ponto decimal e um eventual sinal de
menos (-), se for o caso;
- Se a soma do número de caracteres da parte inteira, mais o ponto
decimal, mais a parte fracionária, mais um eventual
sinal de menos ainda for menor do que o tamanho total especificado no
formato, então, espaços em branco serão acrescentados à esquerda da parte real do
número.
- Se a soma do número de caracteres da parte inteira, mais o ponto
decimal, mais a parte fracionária, mais um eventual
sinal de menos for maior do que o tamanho total especificado no formato, então,
apenas o número de casas decimais é respeitado
Por exemplo:
#include <stdio.h> #include <conio.h> void main() { float Numero; Numero = -2.5; clrscr(); printf("1234567890\n"); printf("%7f\n", Numero); printf("%7.0f\n", Numero); printf("%7.3f\n", Numero); printf("%8.3f\n", Numero); printf("%9.3f\n", Numero); printf("\n"); printf("%8.4f\n", Numero); printf("%8.1f\n", Numero); printf("%6.12f\n", Numero);
getch(); }
// Resultados
1234567890 -2.500000 -2 -2.500 -2.500 -2.500
-2.5000 -2.5 -2.500000000000
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Alinhamento de números à DIREITA
Nos exemplos anteriores os números ficavam sempre alinhados a partir da esquerda.
Experimente colocar um sinal de menos logo depois do sinal de % e veja o que acontece.
printf("%-7.3f\n", Numero);
Variáveis do Tipo String
Uma variável capaz de arrmazenar uma string deve ser declarada informando-se qual o
número máximo de caracteres que ela poderá armazenar.
Exemplo:
char Nome[30]; // isto define que a variável poderá armazenar uma
// string de até 29 caracteres.
Ao trabalharmos com strings deve-se incluir o arquivo de cabeçalho string.h
Atribuição com strings
As atribuições de valores a strings devem ser feitas através da
função strcpy
// Exemplo com strings
#include <stdio.h> #include <conio.h> #include <string.h> // arquivo de cabeçalho para trabalhar com strings
void main() { char Nome[30]; // declara uma string que poderá armazenar até 29 caracteres !!
clsrscr();
strcpy(Nome, "Jose da Silva"); // atribui "Jose da Silva" para a variável Nome printf("O funcionário %s foi tranferido", Nome); // no lugar de %s aparecerá o // conteúdo da variável Nome
getch(); }
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Operadores Aritméticos
-
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sinal de menos (unário)
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Maior precedência (avaliado antes)
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*,/
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multiplicação e divisão
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%
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módulo (reto da divisão)
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+,-
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soma e subtração
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Menor precedência (avaliado depois)
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Pode-se usar parênteses para alterar a precedência.
Exercício
Crie um progama que organize os dados em uma tabela conforme o exemplo a seguir. Os
dados das células em amarelo deve ser informados através de atribuições dentro do
programa.
Procure usar somente os %f para definir o formato e a posição dos dados.
Não tente preencher os espaços com brancos. Por exemplo, use
printf ("%10d, QuantidadeDeBananas);
ou invés de
printf(" %d", QuantidadeDeBananas);
Produto |
Preço Unitário |
Quantidade |
Preço Total |
Banana |
R$ 2.50 |
2 |
R$ 5.00 |
Uva |
R$ 6.50 |
6 |
R$ 39.00 |
Pessego |
R$ 10.22 |
10 |
R$ 102.20 |
|
|
Sub-Total |
R$ 146.20 |
|
Imposto (5%) |
R$ 7.31 |
|
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Total |
R$ 153.51 |