Trabalho Prático #2 - Data de entrega: 08/06


1. Objetivo

    Desenvolvimento de um trabalho prático para a aplicação dos conhecimentos adquiridos sobre programação de procedimentos e vetores em C.


2. Problema

O problema consiste na implementação do antigo jogo de Pac-man ou "Come-come". Neste jogo o usuário tem que andar por um labirinto comendo peças que encontra dentro do labirinto e fugindo de fantasmas que tentam atacá-lo.

O jogo possui as seguintes regras:
 


3.Dicas de Implementação

É possível que o jogo fique muito rápido. Para minimizar esse efeito, sugere-se a utilização de uma função de retardo, como delay(int tempo), que faz com que o processador espere tempo milissegundos.

Para a montagem e o armazenamento sugere-se ao uso de uma matriz.
A seguir apresenta-se uma forma de inicializar uma matriz já em sua declaração.

#include <stdio.h>
#include <conio.h>
#define borda 219 // 
#define fundo 32
#define MAXLINHA 4
#define MAXCOLUNA 6
void main()
{
   int tela[MAXLINHA][MAXCOLUNA] =
     {
      { borda, borda, borda, borda, borda, borda }, // linha 0
      { borda, fundo, fundo, fundo, fundo, borda }, // linha 1
      { borda, fundo, fundo, fundo, fundo, borda }, // linha 2
      { borda, borda, borda, borda, borda, borda }  // linha 3
     };
   int linha, coluna;
   clrscr();
   for (linha=0; linha <MAXLINHA; linha++)
   {
      for (coluna=0; coluna <MAXCOLUNA; coluna++)
          printf("%c", tela[linha][coluna]);
      printf("\n"); // troca de linha ao final da linha da matriz
   }
   getch();
}

3. Critérios de avaliação:

    4.a) Trabalho a ser desenvolvido individualmente ou em duplas

    4.b) Apresentação mínima:

        4.b.1) arquivo com o texto do programa fonte
        4.b.2) comentários mínimos exigidos no programa fonte:
            - nomes dos alunos
            - data da última alteração
            - comentários a respeito de variáveis e cálculos realizados
        4.b.3) listagem do programa, com a correta indentação

    4.c) Trabalhos com erros de sintaxe (compilação) não serão aceitos.

    4.d) Em caso de erro de semântica (conteúdo), o peso final do trabalho pode sofrer uma redução de até 100 % do peso inicial.

    4.e) Em caso de comprovação de fraude escolar os pesos de todos os trabalhos envolvidos serão automaticamente
           anulados.

5. Entrega do trabalho:

    5.a)  Data de entrega: 08/06/2000, impreterivelmente.
    5.b) O arquivo contendo o programa fonte do trabalho deve ser entregue em disquete 3 1/2" HD, rotulado com os nomes completos dos componentes do grupo.
    5.c) A listagem deve ser entregue diretamente ao professor até a data de entrega prevista.