Programação C/C++

Editando um programa no LINUX

Ativando a Interface Gráfica

Criando um Diretório para seus Programas

Editando seus Programas C


Ativando a Interface Gráfica

Antes de mais nada, ative o ambiente de janelas através do comando startx. Este comando inicializa o ambiente KDE, que é o padrão das máquinas do LAPRO. Lembre-se que este comando só funciona nas máquinas da FACIN.

Ao ativar o KDE você verá uma tela semelhante a esta:
 
 


Figura - Área de Trabalho do KDE

Criando um Diretório para seus Programas

Para armazenar seu programas é interessante que voce crie um diretório. Para tanto clique  no ícone "Home Directory":

Figura - Ícone do Home Directory

Isto fará a aparecer uma tela semelhante à imagem a seguir. Esta é a janela do Konkeror, de um dos gerenciadores de arquivos do Linux.

Figura - Tela do Konqueror

Entre no diretório homelinux clicando sobre o ícone. Dentro deste diretório, crie o um novo diretório onde você irá armazenar seus programas C. Para criar um diretório clique num espaço vazio da janela da direita do Konqueror e selecione a opção Create New e deposi a opção Directory. Para um exemplo veja a tela a seguir.


Figura - Criação de um diretório

Editando seus Programas C

Para editar um programa no ambiente de janelas do LINUX você pode usar vários editores, entre eles o  Advanced Editor ou o Kate, que aparecem em sua área de trabalho.

Outra forma de ativá-lo é através do Menu Principal. Dentro deste menu, selecione a opção Editors. Dentro desta opção você encontra o ícone do Advanced Editor ou do  Kate. A figura a seguir apresenta telas do Advanced Editor e do Kate.

Figura - Telas do Advanced Editor e Kate