Laboratório de Programação II
Trabalho II - 2017/I

Data de entrega: 26/06/2017

Prof. Márcio Sarroglia Pinho

Descrição Geral

Este trabalho deve ser desenvolvido, entregue e apresentado em ambiente LINUX.

Este trabalho, que deverá ser feito individualmente ou em duplas, consiste em modelar e implementar uma simulação de um restaurante que vende pastéis e pizzas.

A simulação funciona da seguinte forma:

A cada instante de tempo, pode chegar ou não um novo cliente com um pedido de pastéis ou pizzas.
Para a entrega de qualquer deste alimentos, é necessário que sejam executadas três tarefas: montagem, cozimento e empacotamento.

O restaurante possui 3 montadores, 3 fornos e 3 empacotadores. Cada um destes só pode atender a um pedido de cada vez.

Ao chegar, o pedido de cada cliente é colocado numa fila de montagem, e atendido quando possível. Portanto, um pedido só sai da fila de montagem quando houver um montador disponível.

Ao terminar o processo de montagem, o pedido entra na fila de cozimento, e só vai para um dos 3 fornos, quando houver disponibilidade.

Finalmente, ao sair do cozimento, o pedido entra na fila de empacotamento, e similarmente, só vai para um dos 3 empacotadores quando este estiver livre. O processo termina quando o pedido sai do empacotamento.


Aspectos Técnicos

O simulador funciona através da passagem de tempo, realizada pelo pressionamento de uma tecla. Não é necessário simular o relógio real. Devem ser exibidas na tela as seguintes informações:

O tempo médio deve levar em conta o tempo que os pedidos levam para ficarem prontos, ou seja, desde o momento que chegam até o momento em que saem do sistema.

É importante lembrar que em um instante de simulação devem ocorrer TODAS as seguinte ações, como se estivessem acontecendo ao mesmo tempo:

Chegada de um novo pedido

A cada instante, deve ser gerado um número aleatório entre 0 e 99 (através da função rand(), ver documentação): se for maior que 80 (20% de chance), deve-se simular a chegada de um pedido. Quando o pedido chega, ele deve ser colocado na fila de montagem.

Um pedido é representado pelas seguintes informações: um número seqüencial (para controle), uma certa quantidade de pizzas (sorteada entre 1 e 3), uma certa quantidade de pasteis (sorteada entre 1 e 5) e o instante de tempo em que o pedido entrou no sistema (para o cálculo do tempo médio de atendimento).

Processo de Montagem

O tempo de montagem de um pedido corresponde ao tempo que ele deve ficar com um dos montadores.

Se houver um montador livre, o primeiro pedido da fila de montagem é atribuído a ele. Para cada montador que estiver montando uma pizza/pastel,  o tempo de montagem restante deste é decrementado de uma unidade. Quando o tempo chegar a zero, o pedido sai da montagem e é colocado na fila de Cozimento (ver abaixo).

O tempo de montagem e cada pedido é calculado de acordo com a quantidade de cada tipo de alimento: 3 instantes de tempo para cada pizza, e 1 instante de tempo para cada pastel. Por exemplo, se um pedido tem 2 pizzas e 5 pastéis, então o tempo total será 3*2 + 5 = 11 instantes.

Processo de Cozimento

O tempo de cozimento de um pedido corresponde ao tempo que ele deve ficar no forno/fogão.

Havendo disponibilidade, o primeiro pedido da fila de Cozimento é colocado no forno/fogão. Para cada forno/fogão contendo um pedido em andamento, o tempo de cozimento restante deste é decrementado de uma unidade. Quando o tempo chegar a zero, o pedido sai do forno e é colocado na fila de pedidos a embalar (ver abaixo).

O tempo de cozimento é calculado de acordo com a quantidade de cada tipo de alimento: 4 instantes de tempo para cada pizza, e 2 instantes de tempo para cada pastel. Por exemplo, se um pedido tem 2 pizzas e 5 pastéis, então o tempo total será 4*2 + 5*2 = 18 instantes.

Processo de Empacotamento

O tempo de empacotamento de um pedido corresponde ao tempo que ele deve ficar com um dos empacotadores. Se algum estiver livre, o primeiro pedido da fila de empacotamento é atribuído a ele. Para cada empacotador que estiver processando um pedido, o tempo de empacotar restante deste é decrementado de uma unidade. Quando o tempo chegar a zero, o pedido sai do empacotamento e é entregue ao cliente (ou seja, sai do sistema).

O tempo de empacotador é calculado de acordo com a quantidade de cada tipo de alimento: 1 instantes de tempo para cada pizza e 1 instante para cada pastel. Por exemplo, se um pedido tem 2 pizzas e 5 pastéis, então o tempo total será 7 instantes.


Avaliação

Deve-se criar uma classe Fila que represente uma fila de pedidos. A criação de classes adicionais fica dependente da sua implementação (por exemplo, classes Pedido, Forno, Empacotador, Montador, etc). Um dos objetivos deste trabalho é a modelagem adequada dos atributos e métodos dessas classes.

Isso significa que você deve explorar os conceitos de programação orientada a objetos, e não simplesmente criar um longo programa usando apenas a classe Fila. Trabalhos que implementem a solução dessa forma, mesmo que 100% correta, sofrerão descontos na nota final.

O código-fonte deve estar adequadamente comentado (nas suas partes/algoritmos principais, pelo menos) e no seu início deve haver um comentário com o(s) nome(s) do(s) aluno(s).


Apresentação

O trabalho será apresentado NA SALA DE AULA, na máquina do professor. Por esse motivo, TODOS os trabalhos já devem ter sido enviados pelo Moodle antes do horário da aula. Durante a apresentação, todos os alunos devem estar presentes e aptos a responder quaisquer perguntas. Respostas insatisfatórias ou a ausência do aluno acarretarão em anulação da nota final.

Até ANTES do horário de início da aula do dia da apresentação, cada aluno ou dupla já deverá ter submetido um arquivo .zip (não RAR, nem 7z ou qualquer outro formato) pelo sistema Moodle, contendo o projeto completo do programa. O programa deverá ser nomeado da seguinte forma: nome_sobrenome.zip No caso de uma dupla, usar a forma: nome1sobrenome1_nome2sobrenome2.zip.

O programa deverá ser executado no sistema operacional Linux. Não serão aceitos trabalhos que não compilem corretamente no g++, sob hipótese nenhuma.

Todos os trabalhos deverão ser entregues até o dia da apresentação, e apresentados na data marcada - não serão aceitos trabalhos fora do prazo.

Trabalhos copiados resultarão em nota zero para todos os alunos envolvidos.


FIM