// variaveis usadas CBlobResult blobs; // ira armazenar todos os blobs CBlob blob; // ira armazenar um unico blob /* dado uma imagem binaria (por exemplo, outputFgBinIPL, ), os componentes conexos sao extraidos com o seguinte comando (essa é a forma padrao que eu uso, teria que ver como funcionam todos os parametros para alguma coisa mais específica. */ blobs = CBlobResult( outputFgBinIPL, NULL, 100, true ); essa estrutura 'blobs' irá armazenar todos os componentes conexos naquela imagem, e para capturar informaçoes sobre cada um, é preciso fazer um laço, por exemplo como a seguir: // nao lembro por que, mas deve-se contar a partir do elemento 2 // blobs.GetNumBlobs() retorna o numero de componentes conexos encontrados for(int b = 2; b < blobs.GetNumBlobs(); b++){   // a linha abaixo, atribui a uma variavel blob, um unico componente conexo   blob = blobs.GetBlob(b);   // o comando abaixo, verifica se é um blob de zeros (por exemplo um buraco dentro de 1s)   if(blob.parent!=1)   // o comando abaixo, verifica se é um blob de uns (por exemplo um blob de 1s circulado por zeros)   if(blob.parent==1)   // o comando abaixo retorna a area do blob   blob.area   // tem outro comando, q nao uso, que tambem retorna o perimetro do blob, se necessario.   // para retornar o bounding-box pode-se usar:   blob.MinX();   blob.MaxX();   blob.MinY();   blob.MaxY(); }