Trabalho II (2012/1)

Disciplina: Computação Gráfica
Professores: Soraia R. Musse 

Transformando objetos

 

 

 

Descrição:

O segundo trabalho prático da disciplina de Computação Gráfica I, que deverá ser feito em dupla ou individualmente, consiste em desenvolver uma aplicação em OpenGL para realizar o morphing entre 2 objetos 3D.

 

A primeira etapa do trabalho consiste em ler os dois objetos (origem e destino) e fazer as correspondências entre as estruturas de dados de vértices e faces. Veja que serão passíveis de transformação objetos com mais polígonos em objetos com menos polígonos e vice-versa.

A segunda etapa consiste em, uma vez tendo as correspondências de faces e vértices, prover a transformação dos objetos. Ou seja, as faces do objeto origem vão se transformar nas faces do objeto destino. Esta transformação deverá ser feita em XX frames, a ser definido pelo usuário (via script, interface, hard code...)

Uma dica importante é a adequação a ser feita na escala e translação do objeto.

 

Avaliação:

Os trabalhos serão avaliados pelo funcionamento do programa, domínio dos conceitos empregados e organização e sucesso da solução. Os critérios de avaliação sobre um total de 10 pontos são os seguintes:

  • 8 pontos – Fases corretas do pipeline para solução do problema.
  • 2 pontos - Extras (aquele algo a mais que não foi definido no escopo do trabalho)

 

IMPORTANTE:

  • Todos os trabalhos deverão ser entregues e apresentados na data marcada. Caso contrário, serão DESCONTADOS 2.0 pontos no primeiro dia de atraso e 1.0 ponto nos dias seguintes. Não serão aceitos trabalhos com mais de TRÊS dias de atraso !!!
  • Trabalhos copiados resultarão em nota zero para todos os alunos envolvidos;
  • Trabalhos feitos com a ajuda de terceiros resultarão em nota zero e são passíveis de processos legais;
  • Os alunos que não souberem responder prontamente as perguntas feitas pelos professores sobre a implementação do trabalho também terão nota zero no trabalho. Portanto, para trabalhos que indiquem fraude, o professor pode questionar além do assunto dos trabalhos no sentido de verificar a fraude.