Computação Gráfica
Biblioteca Gráfica OpenGL


Prof. Márcio Sarroglia Pinho



Exemplo Básico 2D OpenGL 3D
Transformações Geométricas View Frustum
Mapeamento de Texturas Luzes Transformacões Geométricas Hierárquicas(Básico)

Transformações Geométicas Hierárquicas
Transparências
Manipulação de imagens Utilização de Múltiplas Telas
Geração de Imagens Estereoscópicas Mascaramento de Regiões
Navegação em ambientes 3D Imagens Estendidas em Várias Telas (Tiled Displays)
Cálculo de Intersecção entre Segmentos de Reta
Leitor de Objetos 3D



Introdução

OpenGl é uma biblioteca de rotinas gráficas para trabalhar em duas e três dimensões. Existem implementações de OpenGL para, PC, Mac Unix e PowerPC. Para obter maiores informações sobre estas implementações consulte http://www.opengl.org.

Das implementações para PC as mais conhecidas são as da Silicon Graphics e da Microsoft.

Aqui é importante contextualizar OpenGL com relação às linguagens de programação e aos ambientes operacionais. Independente da plataforma usada, e também da linguagem, as rotinas de exibição de objetos de OpenGL são sempre iguais. O que difere o uso de OpenGl em uma plataforma UNIX ou PC, ou em ferramentas como Delphi, C Builder, Borland C, Visual C ou Visual Basic é a forma de inicializar e integrar a biblioteca OpenGL em cada linguagem e a forma de definir em que janela(ou parte dela) a imagem será exibida.

Como a tarefa de integrar OpenGL a uma linguagem, nem sempre é trivial, existem diversas ferramentas(bibliotecas) para este fim, especialmente para Delphi e Visual Basic. Estas ferramentas são componentes ou OCXs que encapsulam a OpenGL, e tornam mais fácil a integração com estas linguagens. Consulte http://www.opengl.org para obter maiores informações sobre estas ferramentas.

GLUT

Outra forma de integrar OpenGL com as linguagens de programação tradicionais é o uso da GLUT- GL Utility Library.

Criada pela Silicon Graphics, trata-se de uma API de funções que permite entre outras coisas criar janelas, ler o teclado e o mouse e criar menus de opções. Existem versões padronizadas da GLUT para DOS, Windows, Linux, MasOS e para a maioria das plataformas UNIX.

A grande vantagem do uso da GLUT é que ela permite o uso de todas as funções gráficas OpenGL e ainda torna padronizado o acesso a características específicas de cada ambiente de janelas.

Para obter maiores informações sobre a GLUT consulte as seguintes fontes de informação.