4643C-2 - Computaçao Gráfica II
Prof. Márcio Sarroglia Pinho

Segmentação de Imagem de Tomografia

O objetivo deste trabalho é realizar a segmentação de estruturas de dentes em imagens de MicroCT, usando técnicas de segmentação por limiar e segmentação por regiões.
 
Para tanto, você deverá desenvolver um programa que:
A cor escolhida para uma estrutura deve ser aplicada a todas as partes desta estrutura na imagem, de acordo com a seguinte codificação:
Avaliação dos Resultados

Após a segmentação das estrututras, o programa deve apresentar dados que comparem o resultado obtido com uma segmentação feita manualmente (ground truth). Isto deve ser feito para cada imagens e também de forma global, reunindo os resultados de todas as imagens.

A figura a seguir apresenta uma das imagens a serem processadas e o respectivo ground truth.



Imagem Original
Ground Truth
Figura - Imagem e o respectivo Groud Truth

Com base no ground truth, após processar cada imagem, o programa deve apresentar na tela, pelo menos, aos seguintes dados:

Ao final do processamento de todas as imagens, estas informações devem ser reunidas em um relatório de até quatro páginas apresentando os algoritmos usados e os resultados obtidos, bem como uma  Planilha de Métricas com todos os resutados obtidos pelo processamento das imagem.


Formato do Ground Truth

O arquivo que disponibiliza as imagens contém duas pastas. Na pasta DadosOriginais encontram-se as imagens a serem processadas. Na pasta DadosSegmentados encontram-se os ground truth de cada imagem. A partir da imagem ground truth é possível saber se a segmentação automática de cada ponto da imagem está correta ou não.

Algortimos a serem implementados

É obrigatória a implementação de pelo menos dois tipos de algoritmos:
Antes de aplicar estes algoritmos, o programa deve aplicar filtros na imagem a fim de permitir uma melhor segmentação.
 
Carga das Imagens

Os algortimos de tratamento das imagens deverão ser implementados, sem o uso de bibliotecas como OpenCV, JavaCV, ImageJ, ou outras com capacidades semelhantes.

Para a carga das imagens, pode ser utilizada a biblioteca ImageClass, ou outra que tenha capacidades semelhantes.

ATENÇÃO: Antes de optar por algum programa ou biblioteca diferente deste fornecido no link, o aluno deve contactar o professor para avaliação.